Centro de de Saúde de Algueirão Mem Martins, no dia 23 de abril | Imagem: @ Sintra Notícias

Centenas de pessoas fizeram fila, esta segunda-feira, à porta do Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins, o maior do país, para marcarem consulta.

Na freguesia de Algueirão Mem Martins, mais de 26 mil pessoas continuam a não ter médico de família e a única oportunidade que dispõem para o fazer, acontece no início de cada mês. As portas de acesso para uma consulta abriram às 08h00, mas houve que estivesse na fila desde as 06h00.

Ainda assim a consulta não é garantida, uma vez que as senhas são limitadas.

Situação idêntica também verificada no mesmo dia, mas no Centro de Saúde do Cacém, na cidade de Agualva-Cacém. As portas do Centro de Saúde abriram às 08h00, mas por volta das 16h00, muitas pessoas ainda não tinham conseguido ser atendidas ou sequer tirado a senha.

Filas para marcar consulta no novo Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins | Foto: João Paulo Gonçalves / facebook

Em ambas as unidades de saúde, as queixas são as mesmas. Passam pela falta de médicos de família, de má organização e dos longos períodos de espera, sem explicação ao utente.

Recorde-se a Câmara de Sintra construiu de raiz estas duas unidades de Saúde, de um conjunto de sete no concelho, representando um investimento avultado, que na prática ainda não resultou na melhoria da prestação dos cuidados de saúde, sobretudo porque o tão esperado e prometido reforço de médicos de família, ainda não foi cumprido pela administração central.

Nesta unidade de saúde, há mais de 16 mil pessoas sem médico de família.

Notícia corrigida
Sintra Notícias com Correio de Sintra