Concentração junto ao Centro de Saúde de Colares exige médicos de família

    Concentração promovida pela CDU junto ao Centro de Saúde de Colares

    A CDU de Sintra promoveu uma concentração de utentes junto ao Centro de Saúde de Colares, para exigir “mais médicos de família”, naquela unidade de saúde na freguesia e “pelo reforço dos meios humanos e materiais para responder às necessidades concretas da população”.

    A concentração que teve lugar na manhã de sábado, 3 de fevereiro, e contou com algumas dezenas de habitantes de Colares, que expressaram o seu descontentamento e preocupação, com a situação que se vive naquela unidade de saúde.

    Nuno Cabanas, eleito da CDU na Assembleia de Freguesia de Colares, aludiu mesmo à “degradação da prestação dos cuidados de saúde na freguesia, onde um Centro de Saúde renovado recentemente ficou com  menos médicos de família”, dando conta que cerca de “47% dos utentes inscritos não tem médico de família”. 

    A iniciativa contou também com a presença de Ana Maria Alves, deputada da CDU na Assembleia Municipal de Sintra (AMS), referiu-se à “preocupante realidade dos serviços de saúde no concelho, onde perto de 130 mil utentes não tem médico de família”. 

    Alguns dos participantes na concentração tomaram a palavra, relatando casos particulares e dificuldades sentidas no acesso à saúde.

    Durante a ação foi constituída, por proposta de uma participante, uma “Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Colares”, que terá como propósito “acompanhar esta questão em particular e promover a defesa e valorização do Serviço Nacional de Saúde”.