Comandante José Alberto Caetano

Morreu este sábado, o comandante José Alberto Caetano, o último comandante que esteve presente no grande incêndio que consumiu a serra de Sintra em 1966. 

O seu corpo encontra-se desde domingo, 29 Janeiro, às 17h30 ao Quartel de Bombeiros de Almoçageme. A Missa das suas Exéquias terá lugar esta segunda-feira, dia 30 de janeiro, às 15h30 no Quartel dos Bombeiros de Almoçageme, seguido de funeral para o Cemitério de Almoçageme.

Numa nota divulgada nas redes sociais, a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) lamenta e “endereça sentidos pêsames à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Almoçageme, aos seus bombeiros, comando, dirigentes e família do comandante José Alberto”, o “último comandante presente no incêndio ocorrido em Sintra em 1966”.

“O comandante José Alberto foi uma figura incontornável da história da sua Associação, do concelho de Sintra e do país, muito relevante na evolução do combate aos incêndios florestais em Portugal”, sublinha a entidade liderada por António Nunes. 

“O nosso eterno COMANDANTE deixou-nos”, foi desta forma de “grande pesar” que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntário de Almoçageme comunicou a morte do comandante José Alberto Caetano, apresentando à família “sentidas condolências”.

Sublinhe-se que foi em setembro de 1966 que um fogo na serra de Sintra foi notícia em todo o mundo, devido à morte de 25 militares do Regimento de Artilharia Anti-Aérea Fixa de Queluz (RAAF), que tentavam combater as chamas.

Momento de pausa durante uma entrevista (gravada) ao prestigiado Comandante dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme, José Alberto Caetano, nos antigos estúdios da Rádio Ocidente, com Luís Miguel Baptista e Jorge Trigo

José Pedro Caetano, filho do comandante José Alberto da Silva Caetano, partilhou nas redes sociais uma síntese dos principais momentos que marcaram a vida de seu pai, pessoa muito estimada, respeitada e considerada.

“O Meu querido pai”

“José Alberto da Silva Caetano, nasceu em 27 de Outubro de 1931.

Foi admitido ao efectivo deste Corpo de Bombeiros em 24 de Janeiro de 1946, embora já anteriormente acompanhasse a actividade de um grupo de Homens Bons que nos finais de década de 30, inícios de 40 levaram a cabo um árduo trabalho que levaria á reorganização e ao renascimento da Associação dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme e do seu Corpo de Bombeiros em 1943, data na qual o seu pai João Pedro Caetano foi nomeado Comandante por indicação dos seus companheiros de Direcção.

Por escolha dos colegas do Corpo Activo, e após a falecimento do Comandante João Pedro Caetano, assumiu o Comandante do Corpo de Bombeiros em 02 de Abril de 1960, cargo de desempenhou até 31 de Março de 1999.

Ao longo destes quarenta anos de actividade procurou que o “seu” Corpo de Bombeiros se mantivesse na vanguarda da tecnologia e da operacionalidade, frequentando diversos cursos técnicos quer em Portugal quer no estrangeiro.

Em 1977, foi um dos sete comandantes portugueses que, após a prestação de provas de selecção, estagiaram no New York City Fire Department, por iniciativa da LBP, com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian, do Ministério da Administração Interna e da Comissão Instaladora do Serviço Nacional de Protecção Civil. O oitavo comandante era de Viana do Castelo e pertencia aos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo.

Foi deste colaborador quer na Liga dos Bombeiros Portugueses, quer do Serviço Nacional de Bombeiros, nas áreas da formação e operacionalidade.

Foi neste campo um dos primeiros coordenadores aéreos, e sob a sua supervisão foram construídos o Centro de Coordenação Operacional de Almoçageme, (foi, durante anos, a CCO com maior volume de ocorrências em todo o país) e cujas lições conduziram á implantação de uma rede eficaz de CCO’s a nível nacional, bem como o então Centro de Meios Aéreos de Almoçageme, posteriormente transferido para Tires. Foi ainda sob o seu comando que foram reunidos e enviados para diversos pontos do país, os primeiros grupos de socorro, que permitiram levar uma rápida aos diversos Corpo de Bombeiros que se encontravam a braço com o terrível flagelo dos fogos florestais.

Foi colaborador do trabalho e efectuado ao longo dos anos pela Direcções desta Associação, sendo por conseguinte uma das pedras importantes na obra erguida.

O Comandante José Alberto é detentor de uma folha de serviço que prestigia quer o seu Corpo de Bombeiros quer os Bombeiros Portugueses, lendo-lhe sido atribuídas diversas condecorações das quais salientamos as “Medalha de Praça de Mérito Municipal” a “Medalha de Ouro de Mérito Municipal” de Câmara Municipal de Sintra, a “Medalha de Prata Serviços Distintos” e o “Crachat de Ouro” da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Agraciado pelo S.Exa. o Presidente da República Jorge Fernando Branco de Sampaio , com as insígnias de Ordem Mérito. (Bombeiros Voluntários de Almoçageme – 2001).

Paralelamente e sob o seu Comando foi o Corpo de Bombeiros Voluntários de Almoçageme agraciado com as mais diversas condecorações nomeadamente a “Medalha de Cobre” do Instituto de Socorros a Náufragos, a “Medalha de Ouro de Mérito Municipal” da Câmara Municipal de Sintra; com a “Crachat de Ouro” da Liga dos Bombeiros Portugueses e a “Ordem de Mérito” atribuída por S.Exa. O Presidente da República Portuguesa Jorge Fernando Branco de Sampaio .

Agraciado pela Liga dos Bombeiros Portugueses, com “Fénix de Honra” (09.10.2021). “A concessão desta distinção honorífica foi proposta pelo Conselho Executivo, por deliberação unânime, e aprovada no Conselho Nacional da Confederação realizado no passado dia 01 de outubro. Esta condecoração tem por finalidade galardoar a prática de actos e/ou serviços altamente relevantes, dê carácter amplamente abrangente e de inquestionável apreço com vista à dignificação e promoção de Causa dos Bombeiros e de Proteção e Socorro, e por estas razões V. Exa. foi merecedor de tal condecoração da Liga dos Bombeiros Portugueses.” Lisboa, 4 de Outubro de 2021″

O meu querido pai, José Alberto Caetano, faleceu hoje.”

[em atualização]