Hospital prof. dr. Fernando da Fonseca | Imagem: Google Maps

Dois médicos do Hospital Amadora-Sintra denunciaram esta sexta-feira um conjunto de 22 doentes que terão sido vítimas de más práticas clínicas por parte da equipa do Serviço de Cirurgia Geral.

Segundo o jornal ‘Expresso’ em causa estão casos de cirurgias a tumores que não existiam ou uma hérnia que permaneceu no doente depois de uma operação.

Os casos aconteceram todos no ano passado e os dois cirurgiões apresentaram queixa à administração do hospital, que indicou ao semanário ter aberto um “processo de inquérito para o apuramento dos factos e eventuais responsabilidades”.

De acordo com o “Expresso”, a Ordem dos Médicos nomeou peritos independentes para investigarem os casos denunciados. Já a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) abriu “um processo de natureza disciplinar para apurar os factos e aguarda resultados das investigações realizadas”, embora o inquérito preliminar não tenha concluído que tenha havido violações da legis artis, que estipula um conjunto de regras, procedimentos e conhecimentos que um médico deve saber para poder exercer a sua profissão. 

Imagem: Google Maps / arquivo