Horta do Convento dos Capuchos em trabalhos de preparação | Imagem: PSML

O Convento dos Capuchos, em Sintra, vai disponibilizar 25 parcelas de hortas para cultivo, terrenos aos quais se podem candidatar residentes no concelho, recuperando uma tradição secular, anunciou hoje a gestora do monumento.

“O projeto visa, por um lado, resgatar a tradição iniciada no século XVI pelos frades franciscanos, que cultivavam aquelas terras para obter alimentos e remédios naturais”, indicou, em comunicado, a empresa pública Parques de Sintra, acrescentando que se pretende dar a oportunidade à população local “de ter uma horta biológica” e “fomentar o sentimento de pertença ao lugar”.

As candidaturas podem ser feitas por residentes do concelho de Sintra com mais de 18 anos a partir de segunda-feira e até 15 de fevereiro e devem ser enviadas para o e-mail hortadoscapuchos@parquesdesintra.pt e consultar o regulamento do projeto, publicado em www.parquesdesintra.pt.

Numa primeira fase, vão ser disponibilizados quatro talhões das hortas, e posteriormente o número é alargado para um total de 25 parcelas para cultivo.

Horta do Conventos dos Capucho em Sintra | Imagem: PSML

Depois de selecionados, os novos “agricultores” do Convento dos Capuchos poderão ter uma formação composta por quatro sessões de forma a “dotar os participantes dos conhecimentos de que necessitam para se lançarem neste projeto e ajudá-los-á a delinear um plano anual para a sua horta”, lê-se no comunicado.

“A iniciativa está enquadrada nos objetivos de sustentabilidade que norteiam a estratégia da Parques de Sintra e tem, igualmente, uma vertente de  sensibilização ambiental, em linha com a missão da empresa”. Promove o modo de produção biológico, a produção integrada e a recriação do uso de práticas agrícolas tradicionais.

Imagem: DR PSML