Escola Portuguesa de Arte Equestre aprofunda parceira com Espanha

A Escola Portuguesa de Arte Equestre, gerida pela Parques de Sintra, estabeleceu novas parcerias com a Escola Real Andaluza de Arte Equestre, instituição espanhola situada em Jerez de la Frontera.

A visita de Luís Calaim, administrador da Parques de Sintra, teve como objetivo reforçar a colaboração entre as duas organizações. “Cooperação, formação e o conhecimento aliado a uma promoção da arte equestre de cada escola são os objetivos desta relação entre as duas instituições”, refere o responsável da Parques de Sintra.

Luís Calaim e Jorge Ramos Sánchez (Diretor da Escola Real Andaluza de Arte Equestre)

Fundada em 1979 por um núcleo de cavaleiros constituído por alunos de Nuno Oliveira – Guilherme Borba, José de Athaíde, Filipe Figueiredo Graciosa e Francisco Cancella de Abreu –, contando também com o papel decisivo de João Costa Ferreira, então diretor do Serviço Nacional Coudélico, a Escola Portuguesa de Arte Equestre promove o ensino, a prática, a preservação e a divulgação da Arte Equestre tradicional portuguesa.

A Escola realiza apresentações, espetáculos e treinos abertos ao público e faz também apresentações em cerimónias oficiais, quer em Portugal, quer no estrangeiro. É considerada um importante veículo de divulgação do Cavalo Lusitano e, sobretudo, da cultura e tradição equestre portuguesas.