O Natal continua a resistir à desagregação da família e à individualidade de cada um. O espírito invade o coração de todos nós. A necessidade de estar com os outros, também. E a vontade de receber prendas ainda maior.

A magia do Reino de Natal está de regresso ao Centro Histórico de Sintra, com a chegada do Pai Natal, ao Parque da Liberdade, pelas 11h30, do dia 1 de dezembro, após o tradicional desfile motard com saída do Palácio de Queluz e chegada ao Reino do Natal, ao som de músicas natalícias, que se prolongam até 6 de janeiro. O Parque da Liberdade veste-se a rigor e transporta-nos para um mundo de fantasia natalícia onde não faltam fadas, duendes, bonecos de neve e renas.

Este ano a grande novidade é mesmo o regresso do Comboio de Natal, que oferece uma viagem gratuita, com partida do Parque de Liberdade, pelas 18h00 e que vai percorrer as ruas da vila Património Mundial. O News Museum junta-se às celebrações e desafia os mais corajosos a gravar e partilhar uma reportagem de televisão alusiva à época do ano.

O Terreiro Rainha Dona Amélia irá transformar-se num verdadeiro “Mercado de Natal”, a funcionar todos os dias das 10h00 às 19h00, com várias bancas, onde poderá comprar prendas únicas e desfrutar da enorme árvore de Natal ali ao lado.

Este ano, o evento volta a sensibilizar os visitantes para os bons tratos dos  animais e à adoção, iniciativa que tem a participação do Canil Municipal de Sintra e da Associação Animais de Rua. Aqui, os visitantes são convidados a oferecer um bem alimentar não perecível, ração ou mantas para animais.

Na zona da restauração, que vai decorrer de 7 a 11 de dezembro, o Ginásio SPALD dinamiza a iniciativa “Pequenos em Movimento”, com a realização de vários momentos de dança destinado a crianças de todas as idades.

No sábado, dia 10 de dezembro, o Reino recebe, pelas 15h00, um espetáculo de dança pela Companhia de Dança Contemporânea de Sintra. No dia seguinte, das 15h00 às 17h00, será a vez do Conservatório de Música Sons e Compassos atuar com a realização de três concertos no Parque da Liberdade.

Nos dias 7, 8, 9, 10 e 11 e nos dias 5 e 6 de janeiro, não perca o “Vórtice” – apresentação do espetáculo de videomapping “Quebra Nozes”, com animadores.

Entre as inúmeras inicativas, destaque ainda no dia 18, pelas 16h00, para “A Fábrica do Pai Natal”, com ações de animação, como o ilusionismo, forças combinadas, bola de contato, malabarismo, acrobacias, monociclo, música, técnicas de clown, interação com o público, fogo, hula hoop.

Durante todo o mês de dezembro venha com a família visitar a Vila de Sintra e descobrir estas e outras atividades no Reino mágico do Natal.

A entrada é livre.