Os atletas de Sintra, António Henriques e João Carlos Pinheiro conquistaram este sábado o campeonato Nacional de Teqball, este ano com um sabor especial por ser jogado no Pavilhão da Escola Mestre Domingos Saraiva, no Algueirão, no concelho de Sintra.

Esta era a última etapa do circuito nacional de Teqball, os atleta estiveram o seu melhor conquistando o titulo pela terceira vez, numa modalidade que está a despertar grande atenção.

A etapa contou com a participação dos 48 melhores atletas nacionais nas categorias Singles, Mixed Doubles e Doubles.

Residentes no concelho de Sintra, os atuais bicampeões nacionais António Henriques e João Pinheiro, jogaram em casa antes de marcarem presença no Mundial de Teqball, que acontece ainda este mês, na Alemanha.


O evento organizado pela Junta de Freguesia de Algueirão Mem-Martins, Associação de Padbol de Sintra e Câmara Municipal de Sintra teve como objetivo “apoiar e promover a modalidade dando destaque aos melhores ‘teqers’ nacionais”.

O Teqball é um desporto inventado em 2014, na Hungria e joga-se com uma bola de futebol numa mesa similar à do ténis
de mesa, sendo que o tampo é curvo e a rede rígida. Pode ser jogado em singles ou doubles, devendo cada jogador/dupla
colocar a bola na mesa, do outro lado da rede, tocando-a um máximo de três vezes, com qualquer parte do corpo à exceção dos braços.

A modalidade já se joga em mais de 100 países e está numa fase de expansão e crescimento enquanto modalidade desportiva, sendo o objetivo tornar-se em modalidade olímpica.