Hospital Amadora-Sintra vai ter casa para familiares de crianças internadas

Hospital dr. Fernando da Fonseca

O Hospital dr. Fernando da Fonseca, também conhecido por Amadora-Sintra, vai criar uma casa para garantir uma estadia confortável dos pais e familiares das crianças internadas na instituição. O protocolo já foi assinado com a Fundação Infantil Ronald McDonald, para a criação deste espaço.

A casa vai ficar localizada na cobertura do próprio hospital, e tem abertura prevista para o próximo ano. A obra prevê uma casa com uma zona de terraços com 270 metros quadrados e uma área interior de 301 metros quadrados, com lavandaria, cozinha e sala de refeições, dois quartos, casas-de-banho e salas de estar e de lazer.

Tudo o que os familiares das crianças doentes e internadas no hospital precisam para manter uma vida estável e confortável, ao mesmo tempo que se mantêm perto das mesmas.

A construção tem como objetivo “proporcionar um local dentro da unidade hospitalar onde as famílias possam quebrar a sua rotina hospitalar e cuidar de si”, enquanto acompanham a situação clínica das crianças.

A existência deste espaço vai oferecer maior tranquilidade às famílias, permitindo o seu descanso e a possibilidade de fazerem tarefas do dia-a-dia que sejam necessárias e que lhes traga uma sensação de normalidade.

A casa Ronald McDonald será dinamizada por elementos da equipa e por voluntários da fundação, com o apoio de equipas do hospital. A fundação com o mesmo nome, ligada à cadeia de fast food McDonald’s assegura ainda apoio a famílias com crianças internadas ou em tratamento hospitalar em Lisboa e no Porto, e uma sala de brincar ala pediátrica do Hospital de São João.