Município de Sintra assinala Centenário de José Saramago

O centenário do escritor escritor, e nobel da literatura, José Saramago, vai ser assinalado no município de Sintra, com a realização de diversas iniciativas culturais de outubro de 2022 a abril de 2023.

Teatro, bailado, tertúlias, roteiros e animação do livro e da leitura, são algumas das atividades que a autarquia de Sintra preparou para comemorar o centenário do nascimento do escritor português.

Nascido a 16 de novembro de 1922, José Saramago foi Prémio Nobel da Literatura em 1998 e galardoado com o Prémio Camões em 1995, um dos maiores prémios de língua portuguesa. Autor de mais de 40 títulos, o escritor faleceu a 18 de junho de 2010, deixando uma vasta herança literária e um legado que enriquece a cultura portuguesa.

PROGRAMAÇÃO / 2022

UM MÊS COM SARAMAGO… Nas Bibliotecas Municipais de Sintra
“À conversa com” | Data a definir, Biblioteca Municipal de Sintra

Uma conversa informal sobre a vida, obra e legado de José Saramago, com Zeferino Coelho, editor das suas obras e Afonso Cabral, vencedor da edição de 2019 do Prémio Literário José Saramago, com o romance Pão de Açúcar e atual Presidente da Fundação Eça de Queirós. A mediação caberá a Miguel Real, ensaísta e escritor.

Leituras em Família – Filmes na Biblioteca
15 outubro, 16h00 | Biblioteca Municipal de Sintra
“A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago e do realizador Juan Pablo Etcheverry

E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?
Narrado pelo próprio José Saramago, este filme de animação tem a banda sonora de Emilio Aragón que pela mesma recebeu o Prémio Amigos da Música de Badalona para a Melhor Música Original. Após visionamento do filme será abordada a importância do respeito pela natureza, com a sugestão para que cada família crie e construa uma flor, com diversos materiais recicláveis.  Essas flores ficarão em exposição na Biblioteca, até 16 de novembro.

Conto/Ateliê – “A Maior Flor do Mundo”, adaptação do conto de José Saramago
16 de outubro a 16 de novembro | Bibliotecas Municipais de Sintra

“A Maior Flor do Mundo”, foi o primeiro livro infantil de José Saramago, publicado originalmente em 2001. Nesta história, o escritor entra no livro e transforma-se a si próprio em personagem, lançando questões importantes até sobre a sua capacidade de escrita. Saramago questiona-se se conseguiria, algum dia, escrever uma história para crianças, recorrendo à simplicidade da linguagem que essa literatura exige.
Após a leitura do conto, abordar-se-ão as questões relativas aos cuidados a dispensar às plantas e animais e ao respeito pela natureza, propondo que os participantes, criem flores com materiais recicláveis, inspirados na história.

Cronologia Biobibliográfica de José Saramago

Cronologia virtual a ser divulgada na Base Bibliográfica (BIBLIONET) e nos espaços das Bibliotecas Municipais de Sintra, com informação sobre a vida e obra do autor, que servirá como guia/orientador para a leitura da sua bibliografia. O resultado será uma linha cronológica com a “capa” das suas obras/livros, imagens do escritor e outras, bem assim como das etapas mais marcantes da sua vida.

Um livro de Saramago…
Uma obra/livro em destaque por semana, nas Bibliotecas Municipais de Sintra.

Leituras de Saramago às escuras…
Os livros serão embrulhados em papel, para surpreenderem os seus leitores, proporcionando um momento de descoberta ou novas possibilidades de leitura.

Bailado “Memorial do Convento”
6 novembro, 16h00 | Centro Cultural Olga Cadaval

Bailado em 3 atos pela Dança em Diálogos, baseado na obra homónima de José Saramago. Histórias outrora relatadas pela escrita intensa, hábil e perturbadora de Saramago, eis que surge uma adaptação multidisciplinar que ilustra a contemporaneidade inesgotável de uma obra única, que aqui se revela pela palavra tornada dança. E assim…Era uma vez o bailado Memorial do Convento.

Apoio Institucional da Fundação José Saramago.

2023 | “Nuestros Nombres”

25 de março, 21h00 | Centro Cultural Olga Cadaval
Obra coreográfica em coprodução com a Companhia Nacional de Bailado e com o apoio da Fundação Saramago, integrando as celebrações oficiais do Centenário de José Saramago


Teatro “Memorial do Convento”
18 a 20 de abril, 11h00 e 15h00 | Centro Cultural Olga Cadaval

Adaptação dramatúrgica, sem alterar as palavras do autor da obra literária, assenta num trabalho de reescrita, seleção dos excertos significativos, criação de diálogos implícitos no texto literário, criação de tempo e espaço dramáticos. Em suma, uma reescrita que traduz uma concentração da narrativa e das personagens e uma condensação do espaço, do tempo e da linguagem literária. Pela Éter Produção Cultural.

Fotografia: DR Revista Vitae