Depois de dois anos de pausa forçada, devido à pandemia, a Companhia Valdevinos Teatro de Marionetas, regressou esta sexta-feira, não só para celebrar o seu 25º aniversário, mas também para lançar a todo o vapor a 3ª Edição da MIMMOS – Mostra Internacional de Marionetas, Máscaras e Objectos de Sintra – com espetáculos ao ar livre, para toda a família, de entrada gratuita, no Jardim da Anta, em Agualva de 09 a 11 de setembro.

Este ano, em jeito de celebração dos 25 anos da Companhia, a programação da MIMMOS centram-se no Jardim da Anta e na sua sede, a Casa da Marioneta, com um fim-de-semana preenchido com diversos espetáculos de teatro.

No seu programa destaque para uma exposição com espólio da companhia, pintura e ilustrações de Luís Ferreira, uma oficina de construção de marionetas da artista Marta Fernandes, uma sessão de cinema ao ar livre, curtas-metragens de animação e o momento mais alto do evento passa pela apresentação do livro comemorativo dos 25 anos da companhia Valdevinos Teatro de Marionetas.

Este programa cultural tem lugar esta fim-de-semana de 09, 10 e 11 setembro, com início às 16h00 e a última exibição prevista às 21h30.

Mostra internacional com 10 companhias em cena

Este ano a MIMMOS recebe 10 companhias de Teatro e Animação, não só portuguesas, mas também vindas de outros países. De Espanha: “Ángeles de Trapo”, “Cía. eLe”, “El Retrete de Dorian Gray”, “Periferia Teatro” de França: “Cie. Théâtres de Marionnettes Daniel Raffel”; da Venezuela: “Telba Carantoña teatro”; do Brasil: “Realejo Artes”; e as nacionais: “Historioscopio – Teatro de Marionetas”, “Partículas Elementares” e “XPTO”.

É através da partilha de trabalho destes artistas nacionais e internacionais, que a Companhia acredita dignificar a arte da marioneta, da máscara e da manipulação de objetos.