As câmaras municipais de Lisboa, Oeiras e Amadora, em Portugal, vão financiar com mais de dois milhões de euros a construção de um complexo educativo, incluindo liceu e um instituto superior na ilha do Príncipe, foi hoje anunciado.

A informação foi avançada pelo presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, após encontro hoje com o presidente da República de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova.

Segundo Isaltino Morais, os dois milhões de euros correspondem apenas à primeira fase do projeto, que envolve a construção do Liceu do Príncipe cuja a obra poderá arrancar ainda este ano, sendo que “as despesas serão suportadas em partes iguais” pelas três câmaras.

“É uma iniciativa que partindo de três câmaras municipais em simultâneo é inovadora no que respeita a cooperação descentralizada, mas demonstra bem o que é que a conjugação de esforços entre várias câmaras municipais pode contribuir para ajudar realmente a levar por diante uma infraestruturas como é um liceu que pode ser determinante na vida de milhares de jovens de são Tomé e Príncipe”, realçou o presidente da Câmara de Oeiras.

Além disso, Isaltino Morais avançou que o município de Oeiras vai apoiar o projeto social desenvolvido pela congregação das irmãs franciscanas no Distrito de Lembá, no norte da ilha de São Tomé com apoio direto a milhares de crianças, jovens e idosos.

“É uma obra que não pode deixar de nos impressionar e que merece toda ajuda”, afirmou Isaltino Morais. Neste sentido, avançou que “a câmara de Oeiras irá patrocinar” a “ampliação do espaço de um jardim” frequentado por centenas de crianças do distrito, bem como “uma obra de saneamento básico e de arruamento muito importante a fazer na área onde elas se encontram”.