Graça Freitas alertou esta quarta-feira para os riscos que o verão traz e, na apresentação do plano da Direção Geral de Saúde, desaconselhou os portugueses a adoecerem em agosto.

“Eu costumo dizer que a pior coisa que nos pode acontecer é adoecer em agosto. Até porque os nossos médicos estão de férias noutro sítio qualquer. E não estou a fazer nenhuma piada de mau gosto. Estou a constatar que agosto não é um bom mês para se ter acidentes ou doenças”, explicou.

A diretora-geral da Saúde lembrou que as ondas de calor e as intoxicações alimentares levam cada vez mais pessoas às urgências. A nível alimentar, desaconselhou o consumo de bacalhau à brás, um prato que, segundo Graça Freitas, muitos portugueses levam para piqueniques.

“No verão há toxinfeções alimentares coletivas. Em Portugal, o grande responsável é o Bacalhau à Brás porque nos piqueniques é a coisa mais usada e que está pré-feito desde manhã. Aqueles ovos são uma cultura para as Salmonelas do melhor que há. Só para dizer que também acontece, também vão para as Urgências e também estragam o fim de semana a muita gente”, disse.