As exposições “Monstros Marinhos” e “Mar de Plástico”, no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, vão continuar patentes até ao próximo dia 15 de maio. Inauguradas em novembro, as duas exposições têm recebido muitos elogios por parte dos visitantes que demandam aquele espaço que, ainda este ano, vai acolher o Museu da Água e Resíduos.

Promovidas pelo CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto e pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, as exposições “Monstros Marinhos” e “Mar de Plástico” pretendem alertar para o problema do lixo marinho e a necessidade de adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis por parte da população.

A exposição “Monstros Marinhos” inclui trabalhos realizados pelo artista Ricardo Nicolau de Almeida com plásticos recolhidos, inclusivamente, nas zonas balneares do Parque Natural de Sintra-Cascais, desde o Guincho até à Ericeira, com particular incidência na Praia da Ursa (Cabo da Roca).

“Mar de Plástico”, por outro lado, é constituída por painéis infográficos, áreas sensoriais, vídeos e objetos artísticos. Os visitantes são convidados a entrar na exposição através de um corredor de plástico, que permite percecionarem o efeito repressivo da acumulação de plástico no meio marinho. 

Esta mostra, já exposta em mais de 20 localidades de Portugal Continental e Açores, recorre ainda a objetos de uso quotidiano, que foram recolhidos em ações de limpeza de praias, apresentados em forma de supermercado de plástico, onde a enorme diversidade de materiais estão etiquetados, não com as normais datas de validade, mas com o tempo de vida no mar, que pode atingir, em alguns casos, largas centenas ou milhares de anos.

Com entrada gratuita para os munícipes de Sintra, as exposições “Monstros Marinhos” e “Mar de Plástico”, constituem a primeira grande iniciativa do Espaço SMAS da Ribeira de Sintra que, ainda este ano, vai acolher o Museu da Água e Resíduos, que se assumirá como um polo de referência nas áreas da educação e sensibilização ambiental e da divulgação científico-tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos.

As exposições “Monstros Marinhos” e “Mar de Plástico” estão patentes até 15 de maio de 2022, de terça-feira a domingo (exceto feriados), das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Espaço SMAS – Ribeira de Sintra
Rua Carlos de Oliveira Carvalho, n.º 9, Telefone: (+351) 219 247 730.
E-mail: reservas@smas-sintra.pt