A reunião do executivo camarário, esta terça-feira, ficou marcada pela unidade entre o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e o vereador e deputado da Assembleia da República, Ricardo Baptista Leite, na solidariedade em torno do povo ucraniano.

Basílio Horta afirmou esta manhã, durante a reunião de câmara, que em Sintra todos os refugiados serão recebidos com dignidade. O autarca clarificou que a questão dos refugiados não é “utilizada em Sintra com propaganda pessoal ou política”.

O presidente da Câmara Municipal sublinhou a importância de receber e acolher bem todos os que procuram refúgio.

O vereador do PSD, Ricardo Baptista Leite, considerou que Sintra terá nesta crise “um papel fundamental a desempenhar”. Ricardo Baptista Leite revelou ainda a solidariedade e apoio ao atual executivo municipal em todas as medidas que serão necessárias.

O município de Sintra disponibilizou esta segunda-feira a plataforma SOS Ucrânia (https://sosucrania.sintra.pt/) para todos que pretendam ajudar o povo ucraniano.

A onda de solidariedade, no segundo maior concelho do país, levou a Câmara Municipal de Sintra a criar uma plataforma para todos que queiram apoiar a Ucrânia e os refugiados que estão a ser recebidos em Sintra.

“A Europa irá atravessar uma crise de refugiados sem precedentes e Sintra, Património Mundial da Humanidade, assume o seu dever e tradição histórica de receber e acolher no coração do centro histórico as mulheres, as crianças e os homens que fogem deste conflito”, tinha referido durante esta manhã Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra.

Alojamento, ensino, trabalho ou doações são áreas onde o apoio pode ser dado e articulado através da plataforma.