O município de Sintra assinalou o Dia Mundial da Árvore, com a plantação de cerca de 350 árvores, em vários locais do concelho. A iniciativa que decorreu ao longo de todo o dia contou com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, que acompanhou as plantações no Parque Urbano Casal da Barota na União de Freguesias de Queluz e Belas, no Parque Florestal da Piedade da Serra na União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar e na Escola Professor Agostinho da Silva na Freguesia de Casal de Cambra.

Basílio Horta destacou a “qualidade de vida e o bem estar dos munícipes”, para reafirmar a aposta do município na “criação de espaços verdes, seguros e acessíveis a todos” acrescentando ainda que “é importante sensibilizar a comunidade para a preservação do ambiente, reforçando o contributo que todos podem dar para um planeta mais sustentável.”

No Parque Urbano Casal da Barota, serão plantadas mais 125 árvores, número significativo num local que representa uma vasta área habitacional.

O Parque Florestal da Piedade da Serra possui uma área de 11,33 hectares e tem sido alvo de ações de conservação da natureza e fomento da biodiversidade, que muito transformaram o lugar, sendo cada vez mais procurado por visitantes para diversas atividades.

Com a participação dos alunos das escolas EB1/JI de Fitares e EB1/JI da Rinchoa, para além das plantações de árvores, procedeu-se à instalação de ninhos e bebedouros para a avifauna e ao lançamento de sementes de prado florido.

Na Escola Professor Agostinho da Silva, em Casal de Cambra, para além da plantação de árvores, os alunos apresentaram pequenas iniciativas de música, poesia e teatro dedicadas à efeméride.

De referir que as plantações enquadram-se no Plano de Arborização 2022, que prevê a plantação de cerca de 1.200 espécies arbóreas no concelho de Sintra.