O município de Sintra assinala o Dia Nacional dos Centros Históricos com a realização de três atividades, no dia 26 de março, nos seus Museus Municipais. O Museu Ferreira de Castro (MFC), Anjos Teixeira (MAJ) e História Natural de Sintra (MHNS) serão palco para estas iniciativas dirigidas à comunidade geral e de inscrição gratuita, mas obrigatória.

Pelas 15h30, o Museu Ferreira de Castro irá organizar o Roteiro Castriana de Sintra. Com início no museu, esta caminhada será finalizada junto ao túmulo do escritor, na Serra de Sintra. Para participar, terá que se inscrever através do telefone, 21 923 8828.

À mesma hora, no Museu de História Natural de Sintra será inaugurada a exposição temporária de painéis alusivos à criação do antigo mercado da Vila de Sintra no século XIX e a sua posterior adaptação a museu. (Inscrição: 21 923 8563).

Por sua vez, às 16h00, o MAT – Museu Anjos Teixeira promove uma visita orientada pelas obras de arte pública da autoria dos Mestres Artur e Pedro Anjos Teixeira implantadas no espaço urbano da Vila de Sintra. (Inscrição: 21 923 8827).

Recorde-se, o Dia Nacional dos Centros Históricos é celebrado desde 1993, a 28 de março, data de aniversário de Alexandre Herculano. O dia escolhido pretendeu homenagear o historiador, considerado como um dos maiores defensores do património nacional.

Fotografia: DR CMS