“É importante a mulher ter um projeto de vida”

Alice Santos, empresária na área da restauração gere com o marido e o filho, o Restaurante “20 Sabores” em Mem Martins

Alice Santos, empresária na área da restauração gere com o marido e o filho, o Restaurante “20 Sabores” em Mem Martins. Um negócio de família, que nasceu e cresceu em torno da família, que abraçou o projeto que a todos envolve.

O trabalho doméstico “conta com a colaboração de todos” nas mais diversas tarefas. “O meu marido é uma ajuda importante, tanto no restaurante como em casa. Temos muito pouco tempo disponível e o que nos sobra é para arrumação da casa”, refere Alice Santos, que só se lamenta da falta de jeito do marido e do filho para passar a roupa, tarefa que lhe está reservada, “sem ressentimentos”.

Questionada sobre o papel da mulher na sociedade, Alice Santos reconhece a emancipação das mulheres em muitas áreas, “mas continua a ser o homem a tomar as decisões”, reconhecendo ainda assim que “algumas mulheres já fazem ouvir a sua voz nas decisões, mas há ainda um caminho a ser percorrido” e a conquistar em próximas gerações.

A empresária, acredita que o sonho comanda a vida e que “o importante é nunca desistir dos projetos de vida. É importante a mulher ter um objetivo, mesmo que pareça um sonho”, que se possa realizar e concretizar.

“O amor não tem que reprimir as relações, tem que ser algo que nos traga felicidade”, refere Alice Santos, que se considera “feliz e plenamente realizada” pelo projeto do restaurante, “um sonho antigo que realizou” com o apoio e envolvimento do marido e filho.

Dia Internacional da Mulher em destaque no
Jornal CORREIO DE SINTRA

“Não quero que as mulheres tenham poder sobre os homens, mas sim sobre si mesmas”. Foi assim que Mary Wollstonecraft (1759-1797) assumiu o seu feminismo. Aceitável na época, mas motivo de luta para as mulheres durante mais de dois séculos. Primeiro pelo direito ao voto, depois pela igualdade no trabalho. Finalmente, pelos direitos que lhe libertam o corpo.

Até quando, vai ser preciso um Dia Internacional da Mulher?

Ao SINTRA NOTÍCIAS e Jornal CORREIO DE SINTRA, algumas mulheres de sucesso, partilharam um pouco da sua história.