Novo edifício Multiusos de Belas

Foi hoje inaugurado o novo Edifício Multiusos Cultural de Belas, localizado na zona histórica da Vila, no espaço do antigo cinema de Belas, equipamento que durante muitos anos esteve votado ao abandono e degradação. Durante uma visita ao espaço no âmbito de uma Presidência Aberta de Basílio Horta à freguesia, autarquia decidiu apresentar um novo projeto para a construção do Edifício Multiusos Cultural de Belas.

A cerimónia que contou com a presença de Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, e Paula Alves, presidente da União de Freguesias de Queluz e Belas, representou um investimento da autarquia, no valor de 468 mil euros.

“Este investimento é um belo exemplo da politica de descentralização que temos vindo a implementar no concelho de Sintra”, destacou o presidente da Câmara, sublinhando que “a cultura não deve resumir-se apenas aos Palácios e à Paisagem Cultural, deve ir, também, ao encontro da população e é desta forma que estamos a criar estes núcleos de cariz cultural em todo o território”.

Para Basílio Horta, “este espaço ficará aberto à comunidade, para usufruto de toda a população, satisfazendo as necessidades culturais desta freguesia”.

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra na inauguração do Edifício Multiusos Cultural de Belas

Já esta noite, Paula Alves, em sede da Assembleia Municipal de Sintra, regozijou-se pela importância e o valor que vai representar para a cultura o novo espaço de cultura na freguesia, depois de “anos e anos de abandono e degradação”. Com alguma emoção, a presidente da Junta de Freguesia de Queluz e Belas agradeceu e destacou esse ato simbólico de inauguração do edifício Multiusos Culturais de Belas, “um espaço que vai ser aberto à comunidade mas também à cultura” disse a autarca.

Recorde-se, o antigo edifício do Rossio de Belas deu lugar ao novo  Multiusos Cultural de Belas, inserido na Área de Reabilitação Urbana de Queluz-Belas e na área definida para intervenção do Projeto Estruturante da Centralidade de Belas.

A reabilitação, levada a cabo pela autarquia, teve como objetivo a recuperação do edifício, que se encontrava em avançado estado de degradação, e transformar o espaço num equipamento de utilização coletiva para iniciativas municipais, em articulação com a União das Freguesias de Queluz e Belas.

Com uma área de construção de 351 m², a entrada principal faz-se pelo Piso 0 onde se encontra um hall, Sala Multiusos com capacidade para 100 lugares (94 + 6), instalações sanitárias e arrumos gerais. 

No Piso 1 localizam-se os camarins com bancada de maquilhagem, instalações sanitárias e duche, e espaço exterior coberto (varanda).

Desejo antigo concretizado

Há muitos anos que o espaço onde outrora funcionou um cinema e sala de espetáculos, se encontrava desativado, devido ao estado avançado de degradação e abandono que o edifício atingiu.

Com problemas ao nível da estrutura, infiltrações graves no telhado, a Junta de Freguesia de Belas, em anteriores mandatos, presidida por Guilherme Dias, ainda instalou uma lona impermeável sobre o telhado, para evitar infiltrações e travar a degradação do edifício. A decisão permitiu, durante algum tempo, organizar várias iniciativas e sensibilizar a quem de direito para a importância da freguesia estar dotada de um equipamento polivalente de vocação cultural.

Apesar do esforço, a sua recuperação nunca passou de um ato de boa vontade, reclamado e reivindicado pelos autarcas locais, de todas as sensibilidades políticas, da Junta de Freguesia de Belas.

[atualizada, 20h40]
Fotografia: CMS