Antigo cinema em Belas renasce como Edifício Multiusos e Cultural

A Câmara de Sintra vai recuperar e reabilitar o antigo cinema de Belas, localizado na zona histórica, na Praça 5 de outubro, transformando o equipamento degradado e abandonado num Edifício Multiusos Cultural.

1

O edifício do Rossio de Belas, onde funcionou o antigo cinema de Belas, que se encontra degradado e votado ao abandonado, na União das Freguesias de Queluz e Belas, vai ser reabilitado para dar lugar a ao Edifício Multiusos Cultural de Belas.

A empreitada, já consignada na passada sexta-feira, entre o construtor da obras e a Câmara de Sintra, é o primeiro passo para a reabilitação daquele equipamento, localizado na zona histórica, na Praça 5 de outubro, que vai sofrer uma profunda transformação.

“A cultura ocupa um espaço muito relevante para o concelho e Sintra. A reabilitação deste edifício é a concretização de uma política de proximidade que se quer em todo o território, para que Sintra seja ainda mais um concelho onde vale a pena viver”, sublinhou Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, durante a sessão de assinatura do ato de consignação, que simbolicamente marcou o arranque das obras.

Assinatura do acto de consignação que contou com a presença do responsável de obra (esquerda), seguindo-se Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra e Paula Alves, presidente da União das Freguesias de Queluz e Belas

Desejo antigo nunca concretizado

Há muitos anos que o espaço onde outrora funcionou um cinema e sala de espetáculos, se encontrava desactivado, devido ao estado avançado de degradação e abandono que o edifício atingiu.

Com problemas ao nível da estrutura, infiltrações graves no telhado, a Junta de Freguesia de Belas, em anteriores mandatos, presidida por Guilherme Dias, ainda instalou uma lona impermeável sobre o telhado, para evitar infiltrações e travar a degradação do edifício. A decisão permitiu, durante algum tempo, organizar várias iniciativas e sensibilizar a quem de direito para a importância da freguesia estar dotada de um equipamento polivalente de vocação cultural.

Apesar do esforço, a sua recuperação nunca passou de um ato de boa vontade, reclamado e reivindicado pelos autarcas locais, de todas as sensibilidades políticas, da Junta de Freguesia de Belas.

Novo edifício

“É um momento muito importante. Belas não tinha nenhum instrumento cultural e este é o começo, o princípio, é o investimento devolvido em serviços aos munícipes”, sublinhou o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, anunciando um investimento da autarquia na ordem dos 468 mil euros para a instalação do Edifício Multiusos Cultural de Belas, com uma área de construção de 351 metros quadrados.

O edifício está incluído na “Área de Reabilitação Urbana de Queluz-Belas” e na área definida para intervenção no âmbito do ‘Projeto Estruturante da Centralidade de Belas’. 

Os trabalhos visam recuperar o edifício, que se encontra em avançado estado de degradação, dotando-o de condições para funcionar como espaço polivalente.

Vista aérea do estado de degradação em que se encontra o edifício, já sem telhado | Imagem: Google

A intervenção consiste na manutenção e conservação de elementos construtivos e decorativos originais, incluindo acompanhamento arqueológico, reforço das paredes exteriores, remoção total das coberturas e reconstrução e reformulação de todo o interior para o adequar a espaço multiusos de cariz cultural e permitir a realização de eventos de várias naturezas tais como espetáculos, conferências, exposições e outras atividades coletivas.

A entrada principal faz-se pelo Piso 0 onde se encontra um hall, uma sala multiusos com capacidade para 100 lugares (94 + 6), instalações sanitárias e arrumos gerais.

No Piso 1 localizam-se os camarins com bancada de maquilhagem, instalações sanitárias e duche e um espaço exterior coberto (varanda).

  • Fotografias: Rui Oliveira / Sintra Notícias – arquivo