SMAS de Sintra

Sintra já poupou o equivalente ao volume de água de 1500 piscinas olímpicas, no âmbito do plano estratégico para reduzir as perdas de água potável. O município sintrense anunciou ainda que avançou com um projeto para a construção de uma Central de Dessalinização na zona da Praia das Maçãs.

O município, através dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra, mantém uma trajetória de redução das perdas de água nos últimos anos. Em 2014 era de 30,9%, (8.475.162 m3), tendo atingindo os 18% (3.689.462 m3) em 2021. Isto significa que o município de Sintra poupou o equivalente ao volume de água potável de 1500 piscinas olímpicas.

“Esta poupança de água resulta da realização de investimentos que vão ascender a 32 milhões de euros até 2026 e permitir reduzir até 15% (2025) às perdas de água”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, que assume também a presidência do concelho de administração dos SMAS de Sintra.

“Vivemos um momento histórico em que as políticas de sustentabilidade ambiental estão intimamente ligadas à forma como encaramos o consumo da água”, lembra o autarca. “Em Sintra vamos continuar a desenvolver esta estratégias e desafiamos a comunidade, as empresas e o setor da investigação para, em conjunto, encontrar novas soluções que enfrentem e antecipem o cenário ambiental a que vamos assistir nas próximas décadas”, sublinha Basílio Horta.

Basílio Horta defende que é necessário “encontrar novas soluções que enfrentem e antecipem o cenário ambiental a que vamos assistir nas próximas décadas”

Sintra tem ainda implementado um programa de pesquisa ativa de fugas que se traduziu na deteção, desde 2015, de mais de 1500 fugas não visíveis.

Os SMAS de Sintra implementaram ainda o projeto EcoÁgua que visa a reutilização de águas residuais tratadas para fins múltiplos, como a lavagem e higienização de contentores de recolha de resíduos, varrição urbana e lavagem de arruamentos, limpeza e desobstrução de coletores e limpeza de mecanismos de ETAR, e desidratação mecânica de lamas.

O município desenvolve também um projeto para iniciar o processo de dessalinização no concelho. O objetivo passa pela construção de uma Central de Dessalinização, na zona da Praia das Maçãs, que tenha a capacidade de produzir, por dia, cerca de 7500m3.

Os SMAS de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, contando com mais de 191 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, entre 2022 e 2026, mais de 71 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.