E-REDES ultrapassa os 4 milhões de contadores inteligentes instalados

A E-REDES ultrapassou a marca dos 4 milhões de contadores inteligentes instalados, o que significa uma cobertura de dois terços dos clientes em Portugal Continental. Deste total, 3,1 milhões de equipamentos encontram-se já em telegestão – mais de metade do total de contadores existentes – permitindo a recolha de dados automática, dispensando os consumidores do envio de leituras e possibilitando a emissão de faturas, por parte dos comercializadores, sem recurso a estimativas ou acertos.

Graças a estes contadores inteligentes, os consumidores poderão acompanhar o seu perfil energético e ajustar o seu consumo de eletricidade e os técnicos da E-REDES não necessitam de se deslocar para executar ordens de serviço ou para recolher leituras, contribuindo, assim, para uma maior comodidade e eficiência, bem como para a redução da pegada ambiental. Só em 2021, com o parque instalado, foi possível evitar a emissão de mais de 1,6 de toneladas de CO2.

Esta realidade implica ainda benefícios para os comercializadores e empresas de serviços energéticos, que poderão oferecer aos clientes serviços e planos de preços adaptados aos perfis e necessidades de consumo, constituindo um elemento fundamental da transição energética.