Obras dos SMAS de Sintra, na localidade de Alvarinhos

No Dia Mundial do Saneamento, que se comemora esta sexta-feira (19 de novembro), os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra reiteram o compromisso de prosseguir a expansão e remodelação do sistema de drenagem e tratamento de águas residuais domésticas no concelho de Sintra, de acordo com um programa de investimentos que, nos últimos cinco anos, ascendeu a 13 milhões de euros.

Nos próximos anos, os SMAS de Sintra contam investir mais de 12 milhões de euros no sentido de expandir, reabilitar e remodelar as redes de saneamento.

Com uma rede de coletores e emissários de 1.036 km, o sistema é constituído por 17 estações de tratamento de águas residuais, a mais recente das quais em Godigana (Terrugem), e 26 estações elevatórias, com a rede a sul do concelho a drenar para o Sistema das Águas do Tejo Atlântico.

Num concelho com 385 mil habitantes, distribuídos por uma área de 320 km2, “os SMAS de Sintra continuam a investir para aumentar a taxa de cobertura da população servida por drenagem de águas residuais, que atualmente se cifra em 95 por cento. Os restantes 5% são recolhidos através da prestação do serviço de limpeza de fossas sépticas, sendo os respetivos efluentes encaminhados para tratamento nas 17 ETAR”, destacam os serviços em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

“Nos últimos cinco anos, os SMAS de Sintra investiram 13 milhões de euros em obras de saneamento” — Carlos Vieira, diretor delegado dos SMAS de Sintra

“Os SMAS de Sintra continuam a investir para aumentar a taxa de cobertura ao nível do saneamento, com intervenções em curso no âmbito do subsistema de Areias e Alvarinhos (2 milhões de euros), Silva, Faião, Cabrela e Casais de Cabrela (1 milhão e 600 mil euros) e Palmeiros e Alto das Falimas (1 milhão de euros)”, salienta o diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, que destaca ainda a intervenção recentemente concluída do subsistema de Barreira, São Miguel e Funchal, um investimento na ordem de 1 milhão e 100 mil euros.

“Nos últimos cinco anos, os SMAS de Sintra investiram 13 milhões de euros em obras de saneamento, como a execução da rede de Godigana e Carne Assada (Terrugem), a construção do emissário de Aruil e da rede em Camarões (Almargem do Bispo) e a remodelação da rede junto à Quinta da Regaleira (Sintra), e têm em agenda, a curto/médio prazo, um investimento superior a 12 milhões de euros”, acentua Carlos Vieira, que enuncia os projetos de construção das ETAR de Cabrela, Alvarinhos, Camarões e Sacário e a remodelação e ampliação da infraestrutura da Azóia.

Obras na rede, na zona da Regaleira, em Sintra

Os SMAS de Sintra continuam a investir para melhorar o acesso ao sistema de saneamento que, recorde-se, é uma das metas definidas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a agenda das Nações Unidas para 2030. Uma realidade ainda distante, à escala planetária, porque, segundo a ONU, “mais de metade da população global, 4,2 biliões de pessoas, carecem de saneamento seguro” e “80% das águas residuais geradas pela sociedade voltam para o ecossistema sem serem tratadas ou reutilizadas”.

Os SMAS de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, contando com mais de 190 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, entre 2021 e 2025, mais de 80 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.