Paulo Parracho, presidente da UF de Sintra e Raquel Amaral, presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro

O concelho de Sintra tem dois novos responsáveis autárquicos nas Juntas de Freguesia para os próximos quatro anos, na sequência das eleições autárquicas de 26 de setembro. Das 11 freguesias do concelho, houve mudança de representantes em duas: Paulo Parracho (União das Freguesias de Sintra) e Raquel Amaral (Rio de Mouro), tomaram posse e estão no pleno exercício das suas funções.

Recorde-se, Paulo Parracho (PSD/CDS-PP) eleito no âmbito da coligação “Vamos Curar Sintra” é o novo presidente da União das Freguesias de Sintra. Jornalista há mais de 30 anos, tem abraçado diversas causas sociais, trabalhando em regime de voluntariado em diversas associações e instituições do concelho, caso por exemplo, do CECD Mira Sintra.

Em declarações ao Jornal CORREIO DE SINTRA, numa das suas ultimas edições, o novo autarca, de “coração dividido”, entre a política e o jornalismo, explica que aceitou o desafio, com propósito de “fazer mais e melhor por Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro”, as três antigas freguesias que constituem o território e de realidades tão distintas, que se dividem entre o rural e o urbano e uma área central, classificada de património da humanidade.

(…) “fazer mais e melhor por Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro” — Paulo Parracho

Foto: Sintra Notícias

O gosto pela política “aconteceu enquanto estudante” da Escola Santa Maria em Sintra, onde foi eleito por três vezes consecutivas, presidente da Associação de Estudantes. “Acho que foi ai que despertou o bichinho pela política”, recorda o autarca com indisfarçável boa disposição. Mas, optou pela via profissional e o jornalismo foi a sua vida.

Aos 53 anos surgiu a oportunidade de liderar uma candidatura à Junta de Freguesia e a “política que ficou de lado”, até por incompatibilidade profissional, “voltou a despertar” a sua atenção, conquistando ao Partido Socialista a presidência da União das Freguesias de Sintra.

Pensativo, “quero agradecer a forma exemplar como a presidente Antónia Raminhos procedeu na passagem dos dossiers e de toda a informação importante da nossa freguesia”, fez questão de sublinhar Paulo Parracho, a acompanhar os trabalhos de manutenção e limpeza no espaço de lazer de Nafarros [26 de outubro] e que obrigou o autarca a tomar a sua “primeira medida difícil” que é “o encerramento temporário do parque infantil, devido ao mau estado de alguns equipamentos, capaz de colocar em risco a segurança e a integridade física das crianças que o frequentam”.

“Rio de Mouro não é apenas dormitório, mas um local para viver. É a nossa terra” — Raquel Amaral

Foto: JF de Rio de Mouro

Ainda ao jornal CORREIO DE SINTRA, Raquel Amaral (PS), a nova presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, substitui no cargo, Bruno Parreira, eleito vereador na Câmara Municipal de Sintra.

Nascida e criada em Rio de Mouro, a autarca de 34 anos, que vive Paiões, usa palavras como “honra”, “orgulho” e “felicidade” pela oportunidade de poder fazer “o nosso melhor ao serviço da nossa terra”, pode ler-se em algumas das suas publicações, nas redes sociais.

“Trago de herança o grande projeto que o Partido Socialista tem desenvolvido nos últimos oito anos na nossa terra”, refere a autarca, que reafirma que “Rio de Mouro não é apenas dormitório, mas um local para viver. É a nossa terra”.

Entre outros pontos, propõe para o mandato, “melhorar a mobilidade”, “reforçar e ação social”, “requalificar o parque escolar”, apostar na cultura, “abrindo uma biblioteca e criando a primeira casa da Juventude da Freguesia”.

A construção de um novo centro de Saúde em Rio de Mouro e aumentar para quatro as unidades de saúde familiar na freguesia, são outros objetivos que gostaria de concretizar com a sua equipa.

Raquel Amaral, pretende ainda continuar a “apostar na nossa história, identidade e tradição de Rio de Mouro” reafirmando a sua história.