Obras de reabilitação no reservatório da Eugaria em Colares

Já se iniciaram os trabalhos de reformulação da câmara de manobras e reabilitação das células do Reservatório da Eugaria, na freguesia de Colares, um investimento dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) de cerca de 288 mil euros e que deverá estar concluído em junho de 2022.

As obras compreendem a realização de trabalhos de construção civil, substituição dos circuitos hidráulicos e do sistema elevatório, a reformulação do sistema de telegestão e a requalificação dos espaços exteriores.

A intervenção vai beneficiar uma população de 430 habitantes e contempla, ainda, a substituição das condutas adutora e distribuidora no interior do recinto do reservatório.

Reservatório da Eugaria

Ainda na freguesia de Colares, no final de 2020, os SMAS de Sintra concluíram a reabilitação do Reservatório da Praia das Maçãs, num investimento de 150 mil euros, que consistiu na impermeabilização interna das células, das coberturas e da câmara de manobras.

Os trabalhos incluíram ainda a substituição e reparação da tubagem e outros equipamentos hidráulicos, num reservatório constituído por duas células semienterradas, com a capacidade de 250 m³ cada (total de 500 m³).

Recorde-se, nesta zona do concelho de Sintra, os SMAS têm realizado um conjunto de empreitadas para a melhoria da fiabilidade do abastecimento de água. O principal investimento consistiu na construção do Reservatório de Casas Novas, situado na Estrada Nacional 247 (Colares/Pé da Serra), que ascendeu a 1 milhão e 400 mil euros.

Este novo reservatório beneficia cerca de 5.500 habitantes e conclui o sistema de abastecimento às localidades do Penedo, Casas Novas, Azóia, Atalaia e Ulgueira.

Constituído por duas células semienterradas (com capacidade de 1.500 m³/cada), este equipamento permite aumentar o volume de reserva, a fiabilidade da distribuição de água à população e a segurança no combate a incêndios, dada a sensibilidade da zona onde está inserido (Parque Natural de Sintra-Cascais). Abastecido através da conduta gravítica Mercês-Pedra da Granja-Colares-Casas Novas, o Reservatório de Casas Novas assegura ainda, com recurso a estações elevatórias, a adução aos equipamentos similares da Azóia e do Penedo.