O Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, acolhe o espetáculo de homenagem à pianista Olga Prats no dia 3 de novembro, pelas 21h00.
Este espetáculo presta uma singela homenagem celebrando a vida e o legado deixado pela pianista e pedagoga, figura incontornável do panorama musical português e uma referência da música de câmara em Portugal nos últimos 50 anos.
Olga Prats, contou 69 anos de carreira, tendo sido a primeira pianista a tocar e a gravar em Portugal, temas do argentino Astor Piazzola e a divulgar o fado ao piano, nomeadamente as partituras de finais do século XIX e primeiras décadas do século XX de compositores como Alexandre Rey Colaço ou Eduardo Burnay.
Intérpretes como Artur Pizarro, António Victorino d’Almeida, Jorge Palma, Quarteto Lopes-Graça, Irene Lima, Luís Madureira, Diana Botelho Vieira, Sérgio Azevedo, Pedro Ribeiro, Alejandro Erlich-Oliva, Maria do Céu Guerra, Sara Vaz irão apresentar breves peças que marcaram de forma sentimental a relação com a pianista, acompanhadas com a projeção de vídeos e imagens em tempo real.
O valor da receita reverterá integralmente para a instituição do ‘Prémio Olga Prats’, a atribuir anualmente ao agrupamento vencedor da categoria de Música de Câmara do Prémio Jovens Músicos da RTP já a partir de 2022, e destinado a aperfeiçoamento artístico.
Ficha artística e técnica: Ideia original, direção artística, conceção cénica: Bernardo Mariano |Colaboração: Sérgio Azevedo, Paula Prats
Artistas intervenientes: Artur Pizarro, António Victorino d’Almeida, Jorge Palma, Quarteto Lopes-Graça, Irene Lima, Luís Madureira, Diana Botelho Vieira, Sérgio Azevedo, Pedro Ribeiro, Alejandro Erlich-Oliva, Maria do Céu Guerra, Sara Vaz
Classificação etária: > 6 anos
Duração aproximada: 75 minutos (sem intervalo)
Bilhetes à venda na Ticketline.
Fotografia: Olga Prats / Facebook