Fotografia | Ricardo Baptista Leite / Facebook

O candidato do PSD à Câmara Municipal de Sintra esclareceu, esta quinta-feira, os dados que revelou nas redes sociais onde afirmava que a taxa de mortalidade infantil em Sintra era superior à média nacional.

“Aquilo que nós sabemos, dou apenas este exemplo, Sintra tem neste momento uma taxa de mortalidade infantil mais elevada à média nacional”, afirmou no final de julho Batista Leite nas redes sociais. Os factos desmentem o deputado do PSD. Em 2020 a taxa de mortalidade infantil em Portugal foi de 2,4. Em Sintra foi de 1,8. Na Área Metropolitana de Lisboa o concelho de Sintra tem valores inferiores a concelhos como Cascais (2,2), Lisboa (1,9) ou Oeiras (2,0).

Baptista Leite reagiu esta quinta-feira, também nas redes sociais, afirmando que os dados que referiu não eram do último ano, mas a média dos últimos 4 anos. “A taxa de mortalidade infantil em Sintra, nos últimos quatro anos do mandato de Basílio Horta foi de 3,3 superior à média nacional de 2,8”, afirma agora o candidato, apesar de na sua declaração inicial ter referido que, “Sintra tem neste momento uma taxa de mortalidade superior à média nacional”.

O deputado do PSD justifica porque não utilizou os últimos dados do INE. “Analisando os nascimentos no ano de 2020, Sintra registou uma redução de 8,3% relativamente ao número médio de nascimentos verificado no conjunto dos três anos anteriores. No contexto nacional, esta redução foi de 2,5%. Esta diferença de valores, associado às condicionantes da pandemia, faz com que os indicadores isolados do ano de 2020 não caracterizem a realidade que assola este concelho há diversos anos”, defende o deputado do PSD.

Fotografia: Facebook / Ricardo Baptista Leite