Fotografia | Ricardo Baptista Leite / Facebook

O candidato do PSD à Câmara Municipal de Sintra afirmou, nas redes sociais, que a mortalidade infantil em Sintra é superior à média nacional quando na realidade é inferior.

“Aquilo que nós sabemos, dou apenas este exemplo, Sintra tem neste momento uma taxa de mortalidade infantil mais elevada à média nacional”, afirmou no final de julho Baptista Leite nas redes sociais. A afirmação teve efeito e vários dos seus apoiantes repetiram o dado do candidato do PSD.

Os factos desmentem o deputado do PSD. Em 2020 a taxa de mortalidade infantil em Portugal foi de 2,4. Em Sintra foi de 1,8. Na Área Metropolitana de Lisboa o concelho de Sintra tem valores inferiores a concelhos como Cascais (2,2), Lisboa (1,9) ou Oeiras (2,0).

Os dados de 2020, conhecidos em abril deste ano, revelam que a taxa de mortalidade infantil em Portugal foi a mais baixa de sempre, registando 205 mortes de crianças com menos de 1 ano.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) salientava que morreram em 2020 menos 41 crianças com idade inferior a 1 ano do que em 2019, o que significa uma taxa de 2,4 mortes por mil nascimentos, que em 2019 tinha sido 2,8.

Trata-se do “valor mais baixo alguma vez registado em Portugal”, assinala o Instituto, cujos dados indicam que é o segundo ano consecutivo em que a taxa de mortalidade infantil desce.

Na última década, o valor mais alto verificou-se em 2012, com uma taxa de mortalidade infantil de 3,4.

Já em janeiro deste ano Baptista Leite usou as redes sociais para descrever um cenário que o impressionou no Hospital de Cascais.

“Nunca vi tantas pessoas morrerem num só turno de 12 horas. Nunca vi tantas mortes, na minha vida profissional, num tão curto espaço de tempo”, disse, num apelo a medidas de confinamento mais duras que ganhou eco na comunicação social. Mas quantas pessoas morreram com covid-19, afinal, nessas horas nesse hospital? Segundo fonte oficial da instituição, citada pela revista Sábado, apenas uma.

Dados do INE revelam que o concelho de Sintra tem uma taxa de mortalidade inferior à média nacional e da Área Metropolitana de Lisboa