Gruta Colaride | arquivo

A Junta de Freguesia de Agualva-Mira Sintra, promove este sábado, dia 21 de agosto, às 09h00, uma ação de limpeza junto à gruta de Colaride, em Agualva.

A iniciativa que se integra num conjunto de ações de limpeza que acontece no terceiro sábado de cada mês, envolve a participação de voluntários. Os interessados em participar, devem preencher previamente o formulário no seguinte link: https://forms.gle/XdCXrwHzLdDMGVXi7.

A inscrição prévia é obrigatória para que aquela autarquia possa garantir os equipamentos de proteção individual adequados. Mais informações pelo email: patricia.silva@jf-agualvamirasintra.pt ou ainda pelo telefone 219188551.

Gruta de Colaride

Abrangendo uma ampla extensão, a Gruta de Colaride, ocupa uma plataforma localizada numa elevação sobranceira à Ribeira dos Ossos, onde se conserva um vasto e significativo conjunto de vestígios soterrados que testemunham uma longa ocupação humana, nomeadamente durante o Paleolítico, a Idade do Bronze, a Época Romana e o período Visigótico.

A pedreira de Colaride constitui uma descoberta importante e rara no panorama nacional. É, atualmente, a única pedreira romana identificada e ainda conservada em Portugal.

Os materiais arqueológicos exumados conservam-se no Museu Nacional de Arqueologia, no Museu do Instituto Geológico e Mineiro e no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas. O local, encontra-se classificado como Sítio de Interesse Público.