A Câmara de Sintra, manifestou esta terça-feira disponibilidade para acolher até cinco famílias afegãs, ao abrigo do plano de acolhimento e integração de migrantes do município.
“O município não pode ficar indiferente ao drama civilizacional e humanitário vivido por milhares de famílias no Afeganistão”, disse à agência Lusa, o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta.
“Já comunicamos ao Governo a nossa disponibilidade para acolher no nosso concelho até cinco famílias afegãs, ao abrigo do nosso plano de acolhimento e integração de migrantes. Eles terão a mesma proteção e direitos de qualquer munícipe de Sintra”, anunciou.
Portugal vai integrar a operação da União Europeia (UE) e da NATO para proteger cidadãos no Afeganistão e está disponível para receber afegãos, disse no domingo o ministro da Defesa, sublinhando que o Governo acompanha a situação “com grande preocupação” .
João Gomes Cravinho referiu também que, “neste primeiro momento”, o Governo português está “a dar conta às autoridades da UE, da NATO e das Nações Unidas” da sua “disponibilidade para apoiar, para receber afegãos em território português”.
[em atualização]