Cláudia Camacho lança “Mystery”, o primeiro perfume de uma trilogia dedicada a Sintra. Torna-se assim a primeira mulher perfumista a lançar um perfume, em nome próprio, em Portugal. 

Foram 41 anos de estreita ligação de Cláudia Camacho com o Monte da Lua e consecutivas deambulações pelas suas florestas que resultaram num conhecimento ímpar dos seus aromas, esses que fazem deste um lugar com características únicas na Europa.

(…) “Há uma bruma ancestral que cria condições ímpares para os musgos que crescem sobre os troncos dos majestosos carvalhos ou os fungos que cobrem o húmus que, ali, é sempiterno. É essa humidade, que nos remete para o frio mas que, em perfumística, empresta calor à fragrância, o fundo de Mystery, o primeiro perfume de uma trilogia dedicada a Sintra, cujos nomes se inspiram nas obras de Eça de Queirós, também ele um apaixonado por esta Serra”, pode ler-se na apresentação do perfume.

Em Mystery, perfume sem género, não são usados quaisquer sintéticos. Todas as matérias-primas são naturais, certificadas e o seu processo de criação é inteiramente feito à mão. Incluindo a embalagem, de cortiça na sua forma mais crua e sem qualquer espécie de tratamento. Ou o rótulo escrito à mão por um calígrafo.

“Cada uma das 25 unidades disponíveis é, assim, um objecto único e irrepetível. Que encerra uma fragrância que nos remete para uma enigmática jornada por entre as sarças da Serra com o seu terroso, a humidade ímpar, a frescura de ciprestes em cumes onde os bálsamos mediterrânicos têm o mesmo carácter indomável e sacro que nos levaram a desbravar os mares em buscas de especiarias”, pode ler-se.

Mystery é, assim, uma exaltação. Uma estrofe dos incontáveis poemas que Sintra inspirou. Cláudia Camacho, que conhece este lugar como quem tatua sentidos, cumpre o seu desejo de imortalizar Sintra, olfactivamente.

Mystery
por Cláudia Camacho
Extracto de Perfume, 30ml
PVP: 170 euros
(compra directa através das redes sociais da perfumista
https://www.instagram.com/thefragrantlady.pt/)

Cláudia Camacho
É a primeira mulher perfumista independente, em Portugal, facto que despertou a atenção de algumas marcas internacionais na área. Em 2021, assina contrato com uma empresa em Shangai, estando a trabalhar afincadamente para o posicionamento da marca no segmento de luxo, na China.
Para trás, deixa um percurso nacional e internacional de 17 anos na área da Arte Contemporânea onde trabalhou como Curadora, Historiadora da Arte, Professora na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e CEO da empresa AntiFrame – Art Consulting. Mestre em História da Arte pela Universidade Complutense de Madrid.