Ricardo Duarte (IL) candidato à União das Freguesias de Sintra

Ricardo Duarte, candidato do IL à presidência da União das Freguesias de Sintra

Ricardo Duarte é o candidato do partido Iniciativa Liberal (IL) à presidência da União das Freguesias de Sintra, nas eleições autárquicas de 26 de setembro.

“Mais qualidade de vida e mais dedicação às nossas três freguesias”, é um das frases que se pode ler na página pessoal do candidato no Facebook, onde explica as razões da sua candidatura.

“Duas motivações sustentam esta iniciativa:
1- Ao longo dos últimos 20 anos tenho participado activamente na vida quotidiana da nossa Terra, por um lado através do movimento associativo, onde tenho vindo a colaborar com várias Instituições; por outro, em acções de intervenção cívica relacionadas principalmente com a defesa do Património e norteadas por uma maneira diferente de entender a vida comunitária local.

2- Na sequência disso, de há cerca de um ano a esta parte, tenho vindo a ser desafiado por um conjunto alargado de sintrenses no sentido de protagonizar uma candidatura alternativa ao Órgão mais próximo da população – a Junta de Freguesia – no sentido de se poder melhorar efectivamente o funcionamento desta entidade pública.

E de facto não concebo – não concebemos – que a vida quotidiana de 3 freguesias (unidas administrativamente em 2013) onde habitam cerca de 30 mil pessoas, possa ser gerida a partir de lógicas partidárias e de agendas pessoais que nada dizem ao comum cidadão. Uma Junta de Freguesia não se pode resumir a ser apenas uma extensão de alguns gabinetes camarários. O seu Executivo não pode desenvolver algum trabalho somente de 4 em 4 anos, tendo em conta os actos eleitorais. E principalmente, não pode pautar a sua relação com os cidadãos e com o movimento associativo e social de acordo com a suposição que faz, da linha ideológica desses seus interlocutores.

Contribuiu para a minha decisão o convite da Iniciativa Liberal, partido cujas linhas programáticas me revejo e tanto mais aquelas que irão ser apresentadas brevemente para os diversos órgãos autárquicos. Na relação com a IL tenho ainda que salientar a total liberdade que me foi dada para a constituição da lista e para a elaboração do programa, algo impensável em qualquer outro partido.

A partir de agora será tempo então de apresentar ideias e medidas para melhorar a nossa vida comunitária e o nosso bem-estar social, dentro do que uma Junta de Freguesia pode fazer.

Este é mais um grande desafio que abraço. Mas a vida é mesmo assim, e eu sou mesmo assim. Conto com todos. Vamos!”

Ricardo Duarte