Os signatários das metas para 2030 do novo Pacto de Autarcas para Clima e Energia asseguram uma visão compartilhada para 2050: acelerar a descarbonização dos seus territórios, fortalecer a sua capacidade de adaptação aos impactos inevitáveis das mudanças climáticas e permitir que os seus cidadãos tenham acesso a energia segura, sustentável e acessível.

Segundo o documento, os signatários comprometem-se a, essencialmente, a:

  • Reduzir as emissões do CO2 no território em, pelo menos, 40% até 2030, designadamente mediante um reforço da eficiência energética e de um maior recurso às fontes de energia renováveis;
  • Aumentar a resiliência, adaptando-se aos impactos das alterações climáticas.

Recorde-se, o município de Sintra aderiu ao Pacto dos Autarcas em 2015, o que representou mais um passo da autarquia no sentido de promover um desenvolvimento sustentável.

No âmbito deste acordo, “Sintra elaborou o Plano Municipal de Ação para a Energia Sustentável, onde foram definidas diversas medidas de sustentabilidade energética, nomeadamente, a redução de 20% das emissões do município até 2020, valor que foi ultrapassado e que se encontra atualmente nos 28%” refere a autarca em nota de imprensa.

O Pacto dos Autarcas foi lançado em 2008, pela Comissão Europeia, e é o maior movimento mundial de cidades e regiões para a ação climática e de energia a nível local/regional, reunindo governos locais/regionais comprometidos na implementação de objetivos climáticos e energéticos. Atualmente, esta iniciativa reúne mais de 10.400 autoridades locais e regionais em 61 países do mundo.