Campeão Portugal afastado nos ‘oitavos’ pela Bélgica

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, foi hoje afastada nos oitavos de final do Euro2020, ao perder com a Bélgica por 1-0, no Estádio de La Cartuja, em Sevilha, Espanha.

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, foi hoje afastada nos oitavos de final do Euro2020, ao perder com a Bélgica por 1-0, no Estádio de La Cartuja, em Sevilha, Espanha

Um golo de Thorgan Hazard, aos 42 minutos, selou o triunfo dos ‘diabos vermelhos’, líderes do ‘ranking’ da FIFA.

A Bélgica vai defrontar nos quartos de final a Itália – que no sábado bateu a Áustria por 2-1, após prolongamento -, num embate marcado para sexta-feira, no Allianz Arena, em Munique, pelas 21:00 locais (20:00 em Lisboa).

Estatísticas

  • A Bélgica venceu os seus últimos 14 jogos no EURO, entre as fases de qualificação e final, igualando o recorde estabelecido pela Alemanha e pela Itália.
  • A Bélgica venceu 23 dos seus últimos 27 jogos.
  • Thorgan Hazard soma agora quatro golos nos sete jogos realizados pela Bélgica em 2021.
  • A Bélgica marcou golos nos seus últimos 34 jogos e em seis seguidos na fase a eliminar do EURO.
  • A Bélgica não sofreu golos em seis dos seus últimos oito jogos na fase final do EURO.
  • Esta é a segunda fase final consecutiva do EURO em o campeão é eliminado nos oitavos-de-final depois da Espanha em 2016.
  • Portugal ficou em branco pela primeira vez em nove jogos na fase final do EURO.
  • Pepe (38 anos e 121 dias) tornou-se no jogador de campo mais velho a iniciar um jogo da fase a eliminar do EURO.

Ficha de jogo

Bélgica: Courtois; Alderweireld, Vermaelen, Vertonghen; Meunier, Tielemans, Witsel, T. Hazard (Dendoncker 90); De Bruyne (Mertens 48), Lukaku, E. Hazard (Carrasco 87)

Portugal: Rui Patrício; Dalot, Rúben Dias, Pepe, Guerreiro; João Moutinho (João Félix 55), João Palhinha (Danilo 78), Renato Sanches (Sérgio Oliveira 78); Bernardo Silva (Bruno Fernandes 55), Ronaldo, Diogo Jota (André Silva 70).

Fotografia: FPF