Anabela Rosa Areias finalista do “Global Teacher Prize” leciona em Mem Martins

Anabela Rosa Areias, professora do 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Básica Mem Martins do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, de Sintra, foi uma das 10 finalistas do Global Teacher Prize Portugal, o “Nobel da Educação”.

Anabela Rosa Areias, que foi uma das 10 finalistas do Global Teacher Prize Portugal, e foi recebida nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

É na pedagogia de Waldorf que a professora centra as suas práticas educacionais e efetivas, partindo de vários princípios, como o trabalho em prol da tendência natural das crianças para serem ativas, da valorização das experiências sensoriais nos primeiros anos de vida e da importância de viver a vida ao ritmo das estações do ano.

Algumas metodologias podem ser exemplificadas através de atividades como a realização de pinturas a giz sobre diferentes temáticas, a escrita com recurso a lápis de cor ao invés do tradicional carvão, o início do dia ao som de ritmos diversos, a aprendizagem de instrumentos musicais como a flauta de bisel, desenvolvimento de competências como tricô, pintura em aguarela e modelagem com cera de abelha.

Por sentir a necessidade de promover e divulgar tal pedagogia para mais agrupamentos e também nas Escolas Superiores de Educação, a professora escreveu o seu primeiro livro: “1…2…3… Aqui vou eu!“.

Este prémio português é a versão nacional do chamado “Nobel da Educação”, o Global Teacher Prize (GTP), uma iniciativa presente em mais de 120 países, com o intuito de celebrar e reconhecer o papel dos professores em todo o Mundo.

Estas distinções centram-se na divulgação das melhores metodologias de ensino e projetos inovadores desenvolvidos pelos professores, potenciando assim a capacidade e o aproveitamento escolar dos alunos.

O Global Teacher Prize Portugal tem um prémio de 30 mil euros, valorizando a profunda importância dos professores no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos do nosso país e das comunidades onde estão inseridos. Esse é também o foco da campanha de comunicação do projeto – Obrigado Professor – onde são os próprios alunos a reconhecer esse papel e a agradecer aos seus professores tudo aquilo que eles fazem nas salas de aula de Portugal.

Apresentação do Livro “1, 2, 3… Aqui Vou Eu!” de Anabela Areias