Obras de restauro e pintura na Igreja de São Martinho em Sintra

A autarquia de Sintra está a realizar obras de restauro da pintura mural na Igreja Paroquial de São Martinho, no Centro Histórico da Vila de Sintra, com conclusão prevista para o mês de julho.

Igreja de São Martinho, no Centro Histórico de Sintra | Foto: Sintra Notícias

O mural de estilo D. Maria, alvo do restauro, decora as fundeiras da nave, anteriores à capela-mor, da Igreja Paroquial de S. Martinho classificado como Monumento de Interesse Público desde 2012.

A intervenção tem como objetivos a estabilização estrutural das referidas paredes e a reposição cromática de tons e desenho originais.

Esta é uma das igrejas mais frequentadas no Centro Histórico de Sintra, tendo em conta que funciona aqui um importante núcleo museológico com temática religiosa, assim como está instalado o único órgão histórico do concelho de Sintra, recentemente restaurado.

O órgão histórico da Igreja de São Martinho, foi construído em Lisboa em 1776, e representa um importante valor histórico e artístico, do concelho de Sintra

Durante a intervenção, a tábua quinhentista atribuída aos mestres de Ferreirim que representa S. Martinho, estará disponível ao público na Exposição No Reino das Nuvens patente no MU.SA – Museu das Artes de Sintra.

A Igreja de São Martinho, está integrada na Paisagem Cultural de Sintra – classificada pela UNESCO, como Património da Humanidade.


Fotografia: Sintra Notícias / arquivo