Igreja de São Martinho de Sintra inaugura Órgão histórico do século XVIII

PATRIMÓNIO | Depois de obras de restauro, o órgão histórico de tubos da Igreja de São Martinho, construído em Lisboa em 1776, vai ser inaugurado no dia 04 de dezembro às 18h00, com a presença de D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa e de Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra.

Face às novas medidas de confinamento que impedem a circulação no próximo dia 15 de novembro, a partir das 13h00, a inauguração do órgão histórico da Igreja de São Martinho foi adiada para o dia 4 de dezembro a partir das 18h00

AUnidade Pastoral de Sintra inaugura no dia 04 de dezembro, pelas 18 horas, o órgão histórico da Igreja de São Martinho, construído em Lisboa em 1776, e que representa um importante valor histórico e artístico, do concelho de Sintra.

Após trabalhos de restauro, o órgão preserva as características iniciais, o que o torna um objeto de estudo e admiração. Foi classificado como bem de interesse público pela Portaria nº 124/2004, publicada em Diário da Républica, II Serie, nº 16, de 20 de janeiro de 2004, “sendo o único caso conhecido em Portugal de um órgão de tubos classificado enquanto peça isolada de um edifício”, disse ao SINTRA NOTÍCIAS o Pároco, Armindo Reis.

O restauro do mecanismo com 244 anos, foi executado pela Oficina e Escola de Organaria e dirigido pelo Mestre Organeiro Pedro Guimarães. O restauro da policromia da caixa do órgão foi executado pela licenciada em Conservação e Restauro Dr.ª Dores Macias.

O investimento realizado que ascendeu a 25 mil euros, foi totalmente financiado por mecenas locais, públicos e privados, ajuda que “permitiu recuperar um órgão histórico único e classificado de Sintra, devolvendo à sociedade o gozo da sua sonoridade”, destaca o padre Armindo Reis.

A sessão de inauguração, será presidida por D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa e conta com a presença de Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, entre outras individualidades.

O organista Doutor António Esteireiro é o músico convidado para a sessão inaugural.

[atualizada, 12 de novembro]