Obras de requalificação e reabilitação no telhado de galile da Ermida de Santa Marta em Casal de Cambra

Construída há 400 anos por volta do ano de 1600, “a Ermida cumpriu a função de templo durante dois séculos, entrando depois em ruína e abandono. Em 1999 foi recuperada durante no mandato da presidente, Edite Estrela”, recorda Mário Santos, presidente da Junta de Freguesia de Casal de Cambra, no facebook, salientando a “importância deste monumento histórico na nossa Vila”.

Reza a história que a Ermida de Casal de Cambra, “símbolo da devoção das gentes do lugar, (…) foi erigida em honra de Santa Marta no alvorecer do século XVIII para proteger os trigais e as vinhas aí cultivadas das pragas e das doenças”.

Ao longo dos séculos a ermida passou por diversas fases, até de abandono e degradação. “Transformada em casa de habitação nos finais do século passado, a sua traça original sofreu algumas transformações e os seus níveis arqueológicos foram na sua maioria destruídos por estas obras”.

A Ermida resistiu à passagem dos séculos e hoje faz parte da história da freguesia de Casal de Casal de Cambra e do concelho de Sintra

Fotografias: Mário Santos