“Ser presidente da Junta é um desafio permanente”

A União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, no concelho de Sintra, conta com 48.912 habitantes, para uma área geográfica de 4,61 quilómetros quadrados, integrando a Cidade de Queluz. “Um Presidente de todos para todos”, é o que promete continuar a fazer Pedro Brás, presidente da Junta de Freguesia, em entrevista ao jornal Correio de Sintra, "com o propósito de valorizar um território, uma economia local e as pessoas”.

Pedro Brás, presidente da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, na Cidade de Queluz, foi reeleito para um novo mandato como coordenador do Conselho Diretivo da Delegação Distrital da ANAFRE Lisboa

“Ser Presidente de Junta num território de cerca de 50 mil habitantes é um desafio permanente”, refere Pedro Brás, presidente da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, em entrevista ao jornal Correio de Sintra.

A União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão conta com 48.912 habitantes e forma a Cidade de Queluz, juntamente com a União das Freguesias de Queluz e Belas.

Os impactos da pandemia obrigaram a “reajustar prioridades na freguesia” refere o autarca, lembrando que a autarquia local não deixou de “auxiliar quem mais precisa”,  destacando também o comércio local que teve de se adaptar à nova realidade. “Houve, efetivamente, um aumento de pedidos de ajuda que nós, apesar de todos os condicionalismos pelos quais também fomos afetados, não deixámos de auxiliar quem mais precisou de ajuda. Chegámos no período de 9 março a 5 junho, a distribuir cerca de 4500 cabazes alimentares e refeições confecionadas”, recorda Pedro Brás.

Os resíduos urbanos são um problema na freguesia. “Todos os dias recolhemos, em média, cerca de uma tonelada de resíduos que se encontram em redor dos contentores. Apesar de a nossa atividade ser complementar à atividade dos SMAS os aumentos na produção de lixo são substanciais”, lamenta o autarca, adiantando que desde o início deste ano já foram retirados das ruas cerca 183 toneladas de ‘monos’ das ruas”.

Pedro Brás faz um balanço positivo pela participação da comunidade no Orçamento Participativo (OP) e da Feira Semanal de Monte Abraão que “reabriu em segurança”. O autarca considera as obras no Eixo Verde Azul e a rede ciclável, como “estruturantes para o desenvolvimento do território e de uma política de mobilidade suave”.

“Um Presidente de todos para todos”, é o que promete continuar a fazer Pedro Brás, que se diz “sempre disponível ouvir, dialogar e defender a população e trabalhar com o propósito de valorizar um território, uma economia local e as pessoas”.

Ler entrevista na íntegra, no jornal Correio de Sintra, desta semana: