O repertório proposto, que se repete nos dois dias, coloca em evidência o piano como instrumento incontornável, no repertório e na criação musical na Europa dos séculos XIX e XX, simultaneamente prestando homenagem a três dos mais representativos compositores e pianistas da época: Frédéric Chopin, Franz Liszt e Nicolai Medtner.

Este último, raramente escutado em Portugal, representa a expressão máxima do pianismo e da inquietação da época romântica, revelando as paixões e os ideais que surgiram em torno do Homem.

O ciclo “Serões Musicais no Palácio da Pena” recupera, para o público de hoje, os repertórios e o espírito da música que era executada naquele palácio durante o período em que este foi habitado por D. Fernando II, oferecendo-lhe a oportunidade única de experimentar uma verdadeira viagem no tempo.

Os ‘Serões Musicais no Palácio da Pena’ prolongam-se até 19 de junho, todas as sextas-feiras e sábados, às 21h00, no Salão Nobre do Palácio da Pena. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal, tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo.

Os “Serões Musicais” dão início à Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, uma iniciativa única que alia o património à música, percorrendo os Palácios Nacionais sob gestão da Parques de Sintra com ciclos evocativos das épocas das respetivas vivências. Ano após ano, esta Temporada completa-se com os ciclos “Reencontros – Memórias musicais no Palácio de Sintra” e “Noites de Queluz”, no Palácio Nacional de Queluz.

A Parques de Sintra obteve o selo “Clean & Safe” do Turismo de Portugal, que garante a implementação de procedimentos seguros no âmbito da prevenção da COVID-19. Neste ciclo estarão em prática medidas com vista a garantir a segurança dos artistas e do público, como a obrigatoriedade do uso de máscara e lugares individuais na plateia, para garantir o distanciamento social, entre outras.

PROGRAMAÇÃO
“SERÕES MUSICAIS NO PALÁCIO DA PENA” 2021

  • 21 e 22 de maio de 2021, às 21h00
    Entre França e Alemanha: leituras da geração Romântica
    Cátia Moreso (mezzo-soprano) / João Rodrigues (tenor) /António Figueiredo (violino) / Carolina Morais de Matos (violoncelo) / João Paulo Santos (piano)
  • 28 de maio de 2021, às 21h00
    De Freitas Branco a Braga Santos – A herança da portugalidade irreverente
    Quarteto Tejo
  • 4 e 5 de junho de 2021, às 21h00
    O piano de Chopin, Liszt e Medtner
    Nuno Ventura de Sousa (piano)
  • 18 e 19 de junho de 2021, às 21h00
    Retratos intimistas de Johannes Brahms
    Sara Mingardo (alto) / Maurizio Paciariello (piano) / Luca Sanzò (violeta)

Através da seguinte hiperligação é possível consultar a programação completa: https://www.parquesdesintra.pt/pt/programacao-cultural/grande-evento-com-subvento-seroes-musicais-2021/