O maior Centro de Saúde do país inaugurado em Algueirão Mem Martins

O primeiro-ministro, António Costa, evocou hoje a conquista de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal e acessível, com o 25 de Abril de 1974, durante a inauguração do novo Centro de Saúde de Algueirão, o maior do país, no concelho de Sintra

“Tenho a particular satisfação em celebrar o 25 de Abril com a inauguração do maior Centro de Saúde do país”, em Algueirão Mem Martins, foram as primeiras palavras de António Costa durante a cerimónia de inauguração daquela unidade de saúde, no concelho de Sintra, que contou também com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido, do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, da diretora do Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra, Clara Pais, o presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo (ARS LVT), Luís Pisco e o presidente da Junta de Freguesia, Valter Januário.

“Foi o 25 de Abril que nos permitiu ter o Serviço Nacional de Saúde público, universal, tendencialmente gratuito e acessível a todas e a todos, independentemente de onde vivam ou qual seja a sua situação económica”, afirmou António Costa, lembrando que foi o 25 de Abril de 1974 que tornou possível a adesão à União Europeia (UE), que proporcionou fundos que pagaram 50% do Centro de Saúde hoje inaugurado.

(…) “A União Europeia não é só uma coisa distante que está lá em Bruxelas. Está em todos os ‘Algueirões Mem Martins’ que existem nos 27 Estados-membros” [António Costa]

“Sintra investe na saúde. Foram oito milhões de euros que permitiram a construção de cinco novos centros de saúde: Queluz, Agualva, Sintra, Almargem do Bispo e Algueirão-Mem Martins”, refere Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, adiantando que nos próximos meses terá início também a construção do novo centro de Saúde em Belas e que “ainda este ano terá início a construção do novo Hospital de Sintra, investimento da Câmara de 50 milhões de euros”.

(…) “ainda este ano terá início a construção do novo Hospital de Sintra, investimento da Câmara de 50 milhões de euros” [Basílio Horta]

Marta temido, ministra da Saúde, salientou que estão previstos 466 milhões de euros para alocar à área da saúde nos próximos anos. “Há ainda portugueses sem equipa de saúde familiar? Há, mas estamos cá para cuidar que isso seja ultrapassado”, garantiu a ministra, deixando ainda um agradecimento “muito profundo e sentido” àqueles que “fizeram o 25 de Abril e que lutaram para que aqueles que chegam aos cuidados de saúde não tenham de fazer prova de capacidade financeira para avançar”.

Protesto contra a falta de médicos de família

Em frente à nova unidade de Saúde da freguesia de Algueirão Mem Martins, cerca de cinco dezenas de pessoas concentraram-se junto a um dos portões que dá acesso ao novo Centro de Saúde, protestando contra a falta de médicos de família no concelho e a reivindicar a construção de um novo hospital.

“Novo edifício, problemas velhos”, “30 anos sem médicos de família”, “só edifício não basta”, “mais médicos e mais enfermeiros”, gritavam os populares, empunhando cartazes, por vezes ao som da canção Grândola, Vila Morena: “25 de abril sempre, fascismo nunca mais”, podia-se ouvir.

[notícia atualizada]

Novo Centro de Saúde de Algueirão Mem Martins
Rua das Eiras
(junto ao Serviço de Urgência Básica / Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, EPE)