Com uma área de intervenção aproximada de 1 hectare, a empreitada incide na recuperação da linha de água, enquanto ecossistema natural, e na qualificação do espaço exterior, criando novas condições para o seu usufruto, estadia, lazer e circulação pedonal e ciclável em condições apropriadas de segurança e conforto.

Recorde-se que a autarquia adquiriu parcelas de terreno de propriedade privada, no valor de 100 mil euros, necessários para a recuperação e requalificação paisagística da Ribeira.

Segundo a proposta da Câmara de Sintra, a empreitada para recuperar e requalificar este troço da Ribeira de Colares, vai ter em conta a reposição do equilíbrio natural do ecossistema ribeirinho, através da intervenção a nível da estabilização das margens, leito e regeneração da galeria ripícola e vegetação marginal e da criação de um parque linear adjacente à linha de água, que permita o recreio, lazer, estadia e passeio num ambiente naturalizado, seguro e contínuo.

Ao longo do percurso de ligação é proposta a aplicação de pavimento permeável ecológico de aspeto natural, garantindo um sistema de drenagem sustentável e promovendo a infiltração das águas pluviais.

No sentido de intervir em todas as vertentes do espaço público são propostas linhas de mobiliário urbano em madeira, dotando o espaço de conforto e segurança numa imagem natural e coerente com o ambiente que se pretende concretizar.