“Risco efetivo de transmissão está a aumentar”

O primeiro-ministro reiterou, esta terça-feira, o alerta aos portugueses para que, e apesar do desconfinamento em curso, não baixem a guarda e mantenham "todas as cautelas".

O primeiro-Ministro, António Costa, reagiu à reunião desta terça-feira no Infarmed, começando por sublinhar que “a situação epidemiológica em Portugal mantém-se estável com redução do número de casos de Covid-19″.

Através do Twitter, “o risco efetivo de transmissão está a aumentar” e, “não obstante o desconfinamento em curso, é muito importante manter todas as cautelas e aplicar as medidas de prevenção“, pede Costa.

No final da reunião, em declarações aos jornalistas, também a ministra Marta Temido lembrou que, não obstante o processo de desconfinamento ter começado há menos de 15 dias e estar ainda na primeira fase, a mobilidade está a aumentar e há uma menor utilização do teletrabalho.

Marta Temido insistiu por isso para que, sempre que possível, se continue a optar “pelo teletrabalho e pela restrição dos contactos sociais ao mínimo indispensável”. “O vírus continua a estar presente no espaço europeu“, afirmou, frisando que, por isso, não podem ser aliviadas as medidas de prevenção.

Fotografia: Twitter