Desconfinamento por concelhos e restrições na Páscoa

As decisões finais serão tomadas na reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, onde será aprovado e revelado o plano de desconfinamento gradual do país.

Policia Municipal de Sintra em ação de fiscalização, no âmbito da Pandemia por COVID-19 | arquivo

O primeiro-ministro, António Costa, reuniu-se ontem com alguns partidos e apesar de não ter revelado muito do plano de desconfinamento do país, que será conhecido esta quinta-feira, deu a entender que vão ser traçados cinco níveis [1, 2, 3, 4, 5] e que a reabertura vai acontecer de forma regional, isto é, por concelhos.

Além disso, na Páscoa, em abril, devem regressar as restrições à circulação entre concelhos, porque António Costa quer “evitar o que se passou no Natal”.

Segundo apurou o Observadoro Governo vai fazer uma mistura entre três modelos que foram apresentados por especialistas na reunião do Infarmed desta segunda-feira.

O prevê um plano de cinco níveis de risco, com as respetivas medidas que devem ser implementadas em cada um.

No plano de desconfinamento, as decisões serão tomadas por concelhos, tendo também em conta a influência e a interação com os concelhos vizinhos. Ainda de acordo com o Observador, António Costa sugeriu uma maior flexibilidade nos critérios dos cinco níveis de risco propostos, e não exclui financiar os testes à covid-19 para o ensino privado, tal como pediram várias associações.

As decisões finais serão tomadas na reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, onde será aprovado e revelado o plano de desconfinamento gradual do país.

Escolas
As escolas deverão ser reabertas de forma gradual, por nível de ensino. As creches e a pré-primária serão os primeiros a reabrir. Depois o primeiro e segundo ciclo, seguido do ensino secundário.
No plano de desconfinamento não fica de fora a hipótese de o governo financiar os testes à covid-19 para o ensino privado, tal como pediram várias associações. O plano prevê que as escolas podem voltar a fechar mediante o número de casos de covid-19 por concelho.

Cabeleireiros
Ainda não é certo quando é que os cabeleireiros e barbeiros vão voltar a abrir e este tema está a dividir o Governo. Mas deverá ser apenas quando atingido o nível 2.

Restauração
Numa primeira fase mantém-se o take-away e as entregas e só no nível 3 se deverá rever a regra e passará a ser permitido o serviço de esplanada, desde que o distanciamento e o limite de quatro pessoas por mesa sejam assegurados.

Comércio
Admite-se que as lojas de rua, stands de automóveis e livrarias, por exemplo, possam desconfinar a partir da próxima semana mas principalmente com venda ao postigo.

Notícia desenvolvida no Observador