Terminaram os trabalhos de requalificação no Parque Urbano Gonçalo Ribeiro Telles, em Monte Abraão, na União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, representando um investimento de 230 mil euros.

A requalificação decorreu numa área aproximada de 19.250m² e contemplou a execução de percursos pedonais de ligação entra as cotas mais elevadas da Avenida Afonso Costa e as cotas mais baixas da Rua Ribeiro Sanches, com a criação de zonas de estadia, colocação de mobiliário urbano, instalação de infraestruturas de iluminação pública com tecnologia LED, plantações de diversas espécies e de sementeira de prado sequeiro para mitigar os consumos de água.

“Uma das prioridades da Câmara é a realização de intervenções no espaço público com criação de espaços verdes e de lazer nas zonas urbanas do concelho”, refere Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, acrescentando que “queremos que seja atrativo viver Sintra, aumentando a oferta de espaços verdes e de lazer que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de quem vive e trabalha em Sintra”, frisou o autarca.

(…) “Queremos que seja atrativo viver Sintra, aumentando a oferta de espaços verdes e de lazer” [Basílio Horta]

A intervenção teve como objetivo dotar este espaço público de melhores condições, introduzindo melhorias em áreas para usufruto da população, tirando partido das potencialidades do lugar e das dinâmicas urbanas existentes.

Sobre a atribuição do nome do arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles ao parque “deixa-nos lisonjeados”, disse ao SINTRA NOTÍCIAS, Pedro Brás, presidente da Junta de Freguesias de Massamá e Monte Abraão.

Segundo o autarca, “estamos a falar de uma pessoa ímpar na nossa sociedade que trouxe o ambiente para a esfera do pensamento urbanístico. Neste contexto, em que o betão nos rodeia, que melhor associação poderíamos ter a um parque verde que veio humanizar os prédios que o rodeia, que trará a socialização, que representa também o equilíbrio entre a urbe e a natureza”, sublinha Pedro Brás.

(…) “Parque verde que veio humanizar os prédios que o rodeia, trará a socialização, que representa também o equilíbrio entre a urbe e a natureza” [Pedro Brás]

Recorde-se, todo o espaço envolvente da área requalificada foi intervencionado através da reabilitação dos pavimentos e da criação de 118 lugares de estacionamento para veículos ligeiros, sendo que quatro desses lugares se destinam a pessoas com mobilidade condicionada.