Abertura de concurso público para requalificação do MASMO

A Câmara de Sintra aprovou o concurso público para a empreitada de recuperação dos Blocos A, B e E do MASMO-Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, no montante de 325 mil euros.

Museu Arqueológico S.Miguel de Odrinhas | Foto: Museu de Odrinhas - Facebook

Com prazo de execução de oito meses, esta empreitada corresponde à primeira fase dos trabalhos de intervenção no museu nos Blocos: A (alpendre, átrio do museu, pátio, exposições temporárias e “Cripta Etruca”), B (Basílica Romana) e E (café, auditório e instalações sanitárias).

O concurso público agora aprovado diz respeito à primeira fase do projeto, numa área de intervenção de 1.600 metros quadrados. Serão realizadas obras faseadas de recuperação e requalificação em todo o complexo museológico, numa área total de 3.310 m².

Nos últimos anos, o MASMO tem sofrido um agravamento do estado de conservação das coberturas, rebocos e vãos, contribuindo para a desvalorização do património municipal, o comprometimento da durabilidade dos materiais construtivos dos diversos edifícios, a segurança dos visitantes e funcionários, a salubridade dos espaços e as condições de conservação das peças museológicas.

Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, Villa e Necrópole, é abrangido pelo ZEP – Zona Especial de Proteção do Imóvel de Interesse Público, pelo espólio e atividades que promove, constituindo-se como um dos pontos de interesses dos roteiros e dos circuitos culturais, pedagógicos e turísticos do Concelho de Sintra.