Montelavar

Em discussão pública, pelo período de 20 dias, estará a Área de Reabilitação Urbana do Alto da Bela Vista e a Área de Reabilitação Urbana de Pêro Pinheiro/Montelavar.

A estratégia de reabilitação urbana municipal baseia-se em objetivos de requalificação e revitalização das cidades, em particular das suas áreas mais degradadas, de qualificação do parque habitacional, de desenvolvimento sustentável e harmonioso dos territórios, procurando-se promover a sua sustentabilidade a longo prazo.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, a reabilitação urbana é um “importante instrumento para todo o concelho pois permite a requalificação e a valorização patrimonial, contribuindo para a identidade dos valores locais, preservando a qualidade arquitetónica e a imagem urbana, bem como a valorização do ambiente e das pessoas”.

Estes Programas de Reabilitação Urbana, contemplam a criação de zonas para circulação pedonal e atratividades dos espaços públicos favorecendo a atividade empresarial, o comércio e prestação de serviços locais, aumentando o emprego e a qualidade de vida da população.

Estas ações visam ainda reforçar o tecido empresarial e apoiar a indústria 4.0, promover a beneficiação das instalações com função empresarial bem como as condições de habitabilidade e salubridade dos imóveis destinados a habitação.

Pode consultar aqui os programas:
Programa Estratégico da Reabilitação Urbana da ARU de Alto da Bela Vista;
Programa Estratégico da Reabilitação Urbana da ARU de Pêro Pinheiro/Montelavar