Simulacro na A16 testa resposta operacional em caso de acidente grave com vítimas

O cenário recriado foi um acidente de viação envolvendo um veículo de matérias perigosas, um veículo pesado de passageiros e veículos ligeiros, com um número elevado de vítimas.

Tratou-se de um simulacro de larga escala que envolveu 93 bombeiros, 50 viaturas, 110 operacionais e contou com a implementação de um posto no local que permitiu uma rápida seleção de todas as vítimas, definição de prioridades, salvamentos, desencarceramento e a evacuação para as unidades hospitalares de referência, de forma a garantir um tratamento rápido e adequado à situação clínica das vítimas.

No exercício esteve presente o Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Rui Ribeiro, que salientou “a importância destas ações, numa ótica de coordenação entre os diferentes intervenientes, de forma a que o socorro e auxílio prestado às vítimas seja o mais eficaz, de qualidade e num curto intervalo de tempo. É também com estes exercícios que contribuímos para o desígnio nacional de Zero Mortos na Estrada, o único número aceitável”.

Além da Ascendi e dos Bombeiros Voluntários de São Pedro de Sintra, o exercício teve a participação operacional direta da Autoridade Nacional de Proteção Civil, do Serviço Municipal de Proteção Civil Sintra, dos Bombeiros de Sintra, Montelavar, Colares, Almoçageme, Algueirão Mem-Martins, Agualva Cacém, Queluz, Belas e Alcabideche, da União das freguesias de Sintra e da Guarda Nacional Republicana (GNR).