Falta de enfermeiros fecha unidade de cuidados continuados em Sintra

A falta de enfermeiros levou, esta sexta-feira, ao encerramento da Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção da CERCITOP, em Sintra, e à transferência dos 25 utentes para outras unidades da região Lisboa e Vale do Tejo e do Centro.

Cercitop Casal da Mata

A Unidade de Longa Duração e Manutenção da CERCITOP, no Casal da Mata, na freguesia de Algueirão Mem Martins, fechou portas esta semana por falta de enfermeiros e foi obrigada a transferir 25 doentes para várias unidades de Lisboa, Região Centro e Algarve.

Em comunicado a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) dava conta de que “desde há três anos” vinha a alertar para “a falta de Enfermeiros no mercado de trabalho, bem como para o subfinanciamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)”, problemas que chegara a ser comunicados à Comissão de Saúde da Assembleia da República a 14 de outubro.

Entretanto, José Bourdain, presidente do Conselho de Administração da CERCITOP e da Associação Nacional de Cuidados Continuados, lembra em declarações ao Jornal de Notícias, que andam há três meses a denunciar o problema da falta de enfermeiros e da dificuldade em recrutar, “o que se agravou agora em cenário de pandemia”.

José Bourdain

As dificuldades na CERCITOP já se vinham a sentir há vários meses. Com apenas quatro enfermeiros no quadro e outros a serem contratados para assegurar o serviço, esta semana viu-se confrontada com a rescisão de contrato por parte dos quatro profissionais de enfermagem.

Sem profissionais para garantir o normal funcionamento da unidade, a decisão passou pelo encerramento da mesma no passado dia 17 de dezembro e pela transferência dos doentes para outras unidades da região e do Algarve.

“Esgotadas as diversas possibilidades para contratação, foi acordada a suspensão da atividade da UCCI Casal da Mata”, afirmou, ao JN, a ARSLVT, garantindo, assim como o Ministério da Saúde, que “todos os utentes internados nesta Unidade foram transferidos para outras respostas, num processo realizado com segurança, garantindo a continuidade de cuidados e a necessária informação aos utentes e família”.

“O Governo tem de fazer alguma coisa para resolver este problema de falta de enfermeiros no mercado de trabalho porque já há entidades em risco de encerrar pelos mesmos motivos. Muitas das nossas associadas estão desesperadas e correm risco de encerrar”, disse ao JN, José Bourdain.

Dos 25 utentes internados na Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração de Sintra, nove foram transferidos para Unidades da Equipa Coordenadora Regional do Centro, um para o Algarve, dez para unidades da Região de Lisboa e Vale do Tejo e cinco utentes encontram-se em camas convencionadas pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo na Residência Montepio Parede.

Esclarecimento – UCCI Casal da Mata

Após comunicação pelo Presidente do Conselho de Administração da CERCITOP, José António Bourdain, às equipas Coordenadoras da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) da rescisão de contrato de quatro profissionais de enfermagem – e esgotadas as diversas possibilidades para contratação – foi acordada a suspensão da atividade da UCCI Casal da Mata a partir de dia 17 de dezembro, refere a ARSLVT em comunicado.

A CERCITOP – Casal da Mata, com contrato no âmbito da RNCCI desde 2010, é uma Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM) com lotação de 25 camas e com Contrato – Programa vigente até 31 de dezembro de 2021.

“Face à decisão de suspensão da atividade, todos os utentes internados nesta Unidade foram transferidos para outras respostas, num processo realizado com segurança, garantindo a continuidade de cuidados e a necessária informação aos utentes e família”, informa a ARSLVT, acrescentando que “é desejável que a curto prazo a UCCI Casal da Mata possa retomar a atividade agora suspensa e contribuir para a manutenção da necessária resposta aos utentes na tipologia de ULDM”.

Sintra Notícias com Jornal de Notícias