Castelo dos Mouros, Sintra | Foto: NCultura

De 2020 em diante, o Dia Municipal do Património será assinalado a 6 de dezembro através da realização de eventos de carácter histórico-patrimonial, artístico, paisagístico, natural e cultural.

“O Dia Municipal do Património é dedicado, não só à Paisagem Cultural, mas também a todos os outros patrimónios que constituem, sem quaisquer dúvidas, o concelho de Sintra”, sublinha Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra.

“A Paisagem Cultural de Sintra é, ao fim de 25 anos, uma certeza: pertença, identidade e especificidade, são os desafios da classificação que, apesar da maioridade, deverá ser um processo em constante elaboração, com compromissos e deveres que a classificação implica”, refere Basílio Horta em artigo de opinião: “Saibamos todos estar à altura deste desafio em dia de comemoração”.

Num ano marcado pela Covid-19 a Câmara de Sintra não quis deixar de assinalar o marco do 25.º aniversário da classificação de Património Mundial, trazendo a palco para um concerto inédito a Orquestra Municipal de Sintra e inaugurando a exposição “Sintra Antiga”.

O cenário ímpar de Sintra, tem vindo a representar, ao longo do tempo, um compêndio de experiências que se traduziram na singularidade da paisagem e do património edificado.

É este património, que em 1995 a UNESCO fez integrar na lista do Património Mundial, na categoria de Paisagem Cultural, que hoje se assinala e comemora.

Fotografia: NCultura